Quando se fala em Ceia de Natal,logo vem em mente muita fartura e, sobretudo,alimentos ricos em gorduras e calorias,aumentando as expectativas de unir toda a família para um grande banquete.Com isso, vem o dilema:será que dá para saborear todos aqueles pratos típicos e investir em alimentos mais leves ao mesmo tempo?De acordo com a nutricionista,Cibele Câmara,sim.A grande questão é saber medir as quantidades e equilibrar as refeições.
Investir nas frutas oleaginosas,típicas do período de Natal,como avelã, pistache,nozes,amêndoas e castanhas é uma boa alternativa.“Elas ajudam a proteger o coração e reforçam a imunidade.Temos ainda,as frutas secas como damasco,figo,ameixa e uva-passa,ingredientes que proporcionam saciedade e ajudam a regular o intestino”,avalia.
As frutas da estação também são muito consumidas nas ceias
das casas brasileiras.O abacaxi,por exemplo,acompanha muito bem a carne de
porco e tem propriedades diuréticas,afirma Cibele.
“Outra fruta típica é o pêssego,que tem características desintoxicantes, além de ser diurético e laxativo.Caso tenha exagerado na comida,a dica é guardar alguns pêssegos para o dia seguinte”,pontua a nutricionista.Já a cereja tem poder anti-inflamatório e,apesar de ser doce,pode ser consumida até mesmo por quem é diabético.Há,ainda,a uva,que traz grandes benefícios para a saúde da pele e ajuda a combater o envelhecimento.
Além dos exemplos citados acima,Cibele lembra de outros alimentos típicos do período natalino e que,se consumidos com moderação,trazem grandes benefícios.Um deles é o peru,rico em proteínas,ferro,fósforo e potássio e pobre em gorduras,possuindo vitamina B6,que auxilia o sistema imunológico.
O Tender é outra proteína com baixo teor de colesterol e
traz minerais, como o magnésio.“Podemos falar também da famosa lentilha,que é
uma grande fonte de fibra e ferro,prevenindo anemia e ajudando no
funcionamento do intestino”
Uma dica importante para a ceia é tentar combinar ao máximo
as frutas com os pratos principais,como manga com peito de peru.Evitar
misturar carboidratos,como arroz com farofa,é outra alternativa viável.A
preferência por alimentos grelhados e assados,somados a uma salada bem colorida,com bastante folhas,frutas e oleaginosas tornam a alimentação mais rica nesta
época.
ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 http://Instagram.com/fvpaulojose e Clique aqui e siga nossa página no Facebook
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.