O evento foi realizado no Espaço de Eventos Julia Thompson,localizado na Birindiba
Na manhã de quarta-feira,18.fev.2025,ocorreu o primeiro módulo da Capacitação para Visitadoras Sociais do Programa Criança Feliz, promovida pelo CRAS de Canavieiras. O evento foi realizado no Espaço de Eventos Julia Thompson,localizado na Birindiba,e contou com a colaboração da Técnica em Vigilância à Saúde,Débora Teles,da Equipe de Educação em Saúde,e da médica da equipe Zona Rural,Dra. Laura Vieira.
Durante a capacitação,duas temáticas foram abordadas em uma roda de conversa descontraída:
1. A importância da Intersetorialidade na promoção da Saúde – apresentada por Débora Teles.
2. Fevereiro Roxo – mês de prevenção e conscientização da Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus – apresentada pela Dra. Laura Vieira.
O encontro proporcionou um momento produtivo de troca de conhecimentos sobre as demandas dos usuários e as políticas públicas do SUAS.Foram feitos discursos de agradecimentos a todos os envolvidos na ação,especialmente à Assistente Social Kátia Zianne e aos profissionais que atuam no CRAS,à Secretaria de Saúde pela disponibilidade em fortalecer as políticas públicas na intersetorialidade entre o SUS e o SUAS,no combate aos agravos e doenças, proporcionando cuidado e acolhimento a quem deles necessitar.
O evento contou com o apoio do prefeito Paulo Carvalho, que ressaltou a importância de capacitações como essa para a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade. "Estamos comprometidos em oferecer o melhor para nossa população e ações como essa são fundamentais para garantir um atendimento de qualidade," afirmou o prefeito.
Na tarde do mesmo dia 18,foi realizado o segundo momento da Capacitação para VSPCF, às 14h,a ação contou com a colaboração da Técnica de Vigilância em Saúde/ACE, Débora Teles, e da enfermeira Ana Clara Nobre, gerente da UBS Sócrates 1,no espaço de reuniões da Assistência Social.
Débora Teles iniciou a reflexão em uma roda de conversa,abordando a temática "Direitos e Benefícios para Pessoas com Doenças Crônicas: Onde e Como Acessar". Em seguida, a enfermeira Ana Clara Nobre deu continuidade ao encontro, discutindo o "Fevereiro Laranja: Mês de Prevenção da Leucemia e Conscientização da Doação de Medula Óssea".
A roda de conversa tornou-se mais enriquecida com o compartilhamento de conhecimentos, saberes e uma listagem dos serviços ofertados pelos profissionais que atuam na Unidade de Saúde,visto que a maioria das Visitadoras Sociais tem o bairro Sócrates Resende como espaço de trabalho com a comunidade que ali reside.
A ação se encerrou com o entendimento de que o SUS (Sistema Único de Saúde) e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), interligados com os demais setores,devem unir forças para vencer os desafios das questões sociais na promoção da saúde e produção de políticas públicas, com acolhimento e cuidado para os usuários dos serviços.
Anderson Souza - ASCOM/PMC
WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ: (73) 99941-5577.
Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você!
ResponderExcluirA minha imensa gratidão pelo reconhecimento à todo serviço prestado a população. Em especial ás famílias acompanhas pelo Programa Criança feliz.
É muito gratificante e incentivador, ações como estas
ExcluirDia de muito aprendizado 📚❤️
ResponderExcluirParabéns para todos
Excluir