sábado, 2 de novembro de 2024

Canavieiras sedia Oficina Sobre a Lei Aldir Blanc

 A oficina teve como objetivo atender às demandas necessárias para a cultura da cidade, promovendo o avanço e fortalecimento do setor cultural.

Na manhã desta sexta-feira(01/11),a Câmara Municipal de Vereadores de Canavieiras sediou uma oficina sobre o Plano Nacional da Lei Aldir Blanc.A oficina foi conduzida pela Mestra Janeta Lainha,representante territorial do litoral sul,pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECUT).

Durante o evento,foram elaborados projetos e esclarecimentos sobre os editais do Plano Nacional Aldir Blanc, proporcionando aos participantes informações valiosas para o desenvolvimento cultural local.A oficina teve como objetivo atender às demandas necessárias para a cultura da cidade, promovendo o avanço e fortalecimento do setor cultural.

Maria Aurea de Souza,uma das participantes da oficina,destacou a importância do evento: "É um grande avanço para nós canavieirenses esta oficina,que está atendendo as demandas necessárias para a nossa cultura."

A iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia com apoio da Secretaria Municipal de Cultura,reforça o compromisso com o desenvolvimento e apoio à cultura local,contribuindo para o crescimento e valorização das manifestações culturais de Canavieiras.

Anderson Souza - ASCOM/PMC

Fotos: Wagnevilton Ferreira

Quem foi Aldir Blanc
A Lei foi nomeada em homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020,vítima da Covid-19.Aldir foi um dos mais importantes compositores da música brasileira e sua obra é considerada um patrimônio cultural do país.
Ele começou a compor aos 16 anos e um ano mais tarde aprendeu a tocar bateria, fundando o grupo Rio Bossa Trio, que com a entrada do músico Sílvio da Silva seria rebatizado para GB-4.Com o novo integrante, Aldir firmou sua primeira parceria musical.
Em 1972,conheceu João Bosco,com quem formou uma das parcerias mais importantes da música brasileira. Juntos,eles criaram canções como "O Bêbado e a Equilibrista", "O Mestre-sala dos Mares", "Bala com Bala", "Kid Cavaquinho" e "Corsário".
O artista também teve parcerias com outros grandes nomes da música brasileira,como Milton Nascimento,Chico Buarque,Elis Regina,Edu Lobo,Tom Jobim e Paulinho da Viola.
Em sua obra,ele abordou temas como o amor,a política,a crítica social e a cultura popular brasileira. Aldir Blanc foi um dos compositores mais importantes da MPB e sua obra é considerada um patrimônio cultural do Brasil. 

WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ: (73) 99941-5577.

Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você!





0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.