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quinta-feira, 18 de julho de 2024

Radar é instalado na Curva do Cassimiro, na BR-101, palco de graves acidentes

 Trecho considerado bem perigoso da rodovia BR-101, temida por inúmeros acidentes que ocorrem na pista,a CURVA DO CASSIMIRO,agora tem radar/60 KM/H

Quem trafega por ali diariamente presencia vários acidentes durante o diaalguns durante à noite﹘,e não é atoa que a curva dessa estrada,após o município de São José da Vitória é temida e considerada muito perigosa por todos.

A sinalização do local é precária e a vegetação às margens da rodovia é,outro problema que engana o condutor,talvez por esse motivo,muitos motoristas desavisados ficam sujeitos aos acidentes nessa curva,pois não percebem o perigo que estão a enfrentar mais adiante.

O acostamento dessa parte da rodovia é em declive e muito acentuado. Caso algum motorista necessite utilizar o acostamento,terá que adentrá-lo bem devagar, para evitar o tombamento do veículo.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT),iniciou nesta quarta-feira,17,serviço de instalação de um RADAR,cuja velocidade permita é de 60 quilômetros por hora.

Para o delegado de Polícia Civil Israel Fitterman,titular das delegacias de São José da Vitória e Arataca,a medida evitará muitas mortes,e acidentes graves poderão ser evitados

Cada vez mais comum nas cidades e rodovias brasileiras,os radares são mecanismos de suporte à segurança,atuam não poucas vezes como instrumentos de educação e protegem pedestres e motoristas.

Alvos de diferentes opiniões tornaram-se populares pela função exercida na prática,quer dizer,flagrarem motoristas que insistem em cometer abusos e não observar as indicações legais(leis) de trânsito do país.

No Brasil, desde que começaram a ser empregados para a diminuição de acidentes e mortes no trânsito em 1999,os radares,de fato, proporcionaram uma significativa redução no número de acidentes e mortes viárias.

Contudo, mesmo atuando como instrumentos de prevenção, os radares não são suficientes para zerar os índices de acidentes e mortes no trânsito.Além da tecnologia,existem outros aspectos que também precisam ser alterados,como a qualidade do pavimento,sinalizações mais claras(que não estejam tapadas pela vegetação),além de células de fiscalização,como operações da polícia rodoviária e militar.

COMO FUNCIONAM OS RADARES?

Antes de falarmos como os radares funcionam,precisamos destacar quais são os componentes que o constituem,sendo estes os responsáveis pelo funcionamento dos dispositivos.

Um radar é composto por uma antena com dupla função,quer dizer,em momentos diferentes do processo de funcionamento de um radar essa antena atua como transmissora de sinais, em outra fase,receptora.

A transmissão de sinais ocorre através de pulsos eletromagnéticos de alta potência, isto é, pulsos de alta energia com largo espectro, curto período, ou seja, cuja repetição do evento se dá em um curto intervalo de tempo, além de um feixe muito estreito.

Uma vez emitidos esses sinais, eles se alargam em forma de cone e se propagam pelo espaço até atingirem algum alvo (aviões, helicópteros, etc.).Posteriormente,são refletidos e retornam para as antenas emissoras que, neste momento, tornam-se receptoras de sinais.

Como a velocidade e o tempo de chegada do eco são conhecidos, consegue-se com facilidade calcular a distância de um objeto. Além disso, é possível saber se o “alvo” está se afastando ou aproximando da estação. Isso é possível graças ao efeito Doppler.

O QUE É EFEITO DOPPLER?

O efeito Doppler é um fenômeno pertencente ao ramo da física observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento tendo o observador como referência.

Este efeito é percebido, por exemplo, quando escutamos um carro de polícia passando com a sirene ligada. Cada vez que o carro se aproxima do ponto do observador, o tom do som fica mais agudo. Ao passo que quando o carro se distancia, o tom fica mais grave.

QUE TIPOS DE RADARES DE TRÂNSITO EXISTEM?

Grande parte dos motoristas do país, se não todos, conhecem os dois tipos mais famosos de radares empregados no trânsito do Brasil: os radares fixos e os móveis.

RADARES FIXOS

Nas avenidas mais movimentadas das cidades brasileiras, este tipo de radar está presente. Normalmente,são fixados em postes e possuem câmeras que atuam no controle e captação visual de informações.

Vale ressaltar que é previsto em lei que as vias onde existam radares desse tipo devem possuir avisos, a título de sinalização, que indiquem aos motoristas a presença destes dispositivos. Isso, para evitar que sejam pegos de surpresa.

Os radares fixos são compostos não somente por câmeras, mas, ainda por sensores e um computador, responsável por calcular a velocidade e transmitir dados até as centrais que gerenciam esses aparelhos.

Os radares fixos são mesmo radares?

Muitos pesquisadores discutem o fato de os radares fixos serem mesmo radares, e mostraremos porque isso acontece. Como vimos, um radar é um dispositivo que emite ondas eletromagnéticas em curtos espaços de tempo que, ao se encontrar com um corpo, reflete-as criando o efeito Doppler, que mensura a distância e velocidade de um objeto.

No caso dos radares fixos, o funcionamento desses dispositivos não ocorre dessa forma, quer dizer, não há emissão de ondas. Na realidade, o que acontece é uma desativação momentânea do campo eletromagnético.

RADARES MÓVEIS

Diferentemente dos radares fixos, não há dúvidas em relação à nomenclatura dos radares móveis. De fato, esse tipo de radar funciona da mesma forma como aqueles utilizados nos campos de guerra.Esses aparelhos emitem sinais de rádio direcionados aos carros, sejam aqueles empunhados pela polícia rodoviária federal, ou os que ficam em determinados trechos nas rodovias.

O intervalo entre uma emissão e outra é constante, contudo, pela movimentação dos automóveis, os reflexos apresentam diferenças entre si por não possuírem mesma constância. A diferença entre as reflexões equivale ao efeito Doppler que explicamos há pouco.

Através desse efeito (Doppler), o equipamento realiza cálculos e fornece a velocidade em instantes. Normalmente, para que os resultados sejam mais confiáveis, utiliza-se dois destes equipamentos.

CONCLUSÃO

Como vimos,dos radares empregados nas rodovias e avenidas brasileiras para controle e fiscalização,existem dois tipos possíveis de equipamentos,sendo móveis ou fixos,todavia, os objetivos de ambos são os mesmos: fiscalizar motoristas.

Muitas pessoas reclamam a grande quantidade de radares que ocupam as estradas brasileiras e,de fato,o número tem crescido.Mas,enquanto as pessoas insistirem em não seguir as leis,os órgãos de fiscalização impõem medidas que ameaçam a carteira(financeiramente falando)e, quando isso acontece,as pessoas obedecem as regras.

Motorista tenha muito cuidado ao passar por lá! Reduza a velocidade e evite acidentes!



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