segunda-feira, 17 de junho de 2024

Agricultura: Canavieiras discute avanço da Monilíase

 Doença do cacaueiro e do cupuaçuzeiro, causada pelo fungo Moniliophthora roreri que ataca diretamente o fruto em qualquer fase do seu desenvolvimento

No último sábado,15 de junho,equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente,o Médico veterinário Dr. Rosalvo Sertório e agentes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia,realizaram a caravana de ATER,nas regiões do Sarampo e Poxim.

Foram discutidos em reunião assuntos pertinentes, inclusive no que tange ao avanço da Monilíase,doença causada pelo fungo Moniliophthora   roreri ,que afeta as plantações de cacau e cupuaçu, é devastadora. 

Segundo o Secretário de agricultura,Anderson Oliveira,a Monilíase é pior que a vassoura de bruxa e ainda não há antídoto para combater o fungo. As técnicas do Ecobahia - ATER Agroecologia, Thais de Matos Santos e Camila Neves de Souza, fizeram demonstração aos agricultores de como o fungo entra nas lavouras,como prevenir e combater determinados vírus. 

Na oportunidade,o secretário Anderson Oliveira disse em reunião aos agricultores que irá realizar com agentes do Banco do Nordeste na próxima quinta-feira(20),uma reunião para discutirem a legalização de documentos e recursos para financiamentos, uma reivindicação de muitos anos dos posseiros de terras daquela região.

Braz dos Santos,Presidente da Associação Poxim Sarampo,agradeceu a iniciativa do Prefeito Paulo Carvalho por ter enviado a sua equipe de técnicos altamente preparados ao povoado,“fomos esquecidos pelas gestões anteriores, nos sentimos mais acolhidos agora”, afirma Braz. 

Pela tarde,na segunda visita em Poxim, foram emitidos 18 CAF, cadastro de agricultura familiar.

O Secretário Anderson Oliveira fecha dizendo, que "a comunidade só tem a ganhar com isso;o agricultor expõe suas necessidades,a gente discute e chegamos a uma conclusão e na medida do possível, procuramos junto ao gestor Paulo Carvalho sanar as reivindicações dos agricultores", diz Anderson. 



Fotos: Wagnevilton Ferreira - ASCOM/PMC 

 

WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ:  (73) 99941-5577. 

Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose  Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.