Bicampeã nas edições de Beijing 2008 e Londres 2012 e medalha de prata em Tóquio 2020,a seleção brasileira está no Grupo B do Pré-Olímpico de vôlei feminino 2023, com sede em Tóquio, no Japão.
Divulgação/FIVB |
Por Tatiana Abreu
A seleção brasileira de vôlei feminino inicia a caminhada rumo a classificação para as Olimpíadas de 2024 neste fim de semana.O Brasil estreia na madrugada de sábado(16),contra a Argentina,às 4h(horário de Brasília).Bicampeã nas edições de Beijing 2008 e Londres 2012 e medalha de prata em Tóquio 2020,a seleção brasileira está no Grupo B do Pré-Olímpico de vôlei feminino 2023,com sede em Tóquio,no Japão.
Dos dias 16 a 24 de setembro,as 24 equipes divididas em três grupos com oito seleções em cada.Com sedes distintas – Japão,China e Polônia – as equipes buscarão a vaga olímpica na primeira etapa de classificação da modalidade.As seleções de cada grupo jogam entre si,em turno único, e as duas melhores de cada grupo avançam de forma direta aos Jogos de Paris 2024.Ao todo,serão sete partidas até o fim do torneio,que irá definir as seis primeiras equipes garantidas nos Jogos de Paris.
Embora tenha sido eliminado nas quartas de final pela China na Liga das Nações,a seleção brasileira feminina de vôlei é considerada uma das favoritas à vaga direta para as Olimpíadas do próximo ano.Embalado pelo 23º título Sul-americano,sendo o 15º de forma consecutiva,a seleção brasileira teve oportunidade de aumentar o entrosamento da equipe desde a competição.
No entanto,formado por Turquia,Japão,Bélgica,Bulgária,Porto Rico, Argentina e Peru,o grupo B(do Brasil)não é considerado um grupo fácil. A Turquia foi campeã europeia e da Liga das Nações e o Japão,que é país-sede,são grandes concorrentes à vaga.Já Argentina e Peru,são conhecidos como rivais continentais históricos do país na modalidade.
Confira os grupos
O Grupo A jogará em Ningbo, na República Popular da China,e o Grupo C em Lódz,na Polônia.
Grupo A
República Popular da China (anfitriã)
Sérvia
República Dominicana
Países Baixos
Canadá
Tchéquia
México
Ucrânia
Grupo B
Japão (anfitrião)
Brasil
Turquia
Bélgica
Bulgária
Porto Rico
Argentina
Peru
Grupo C
Polônia (anfitriã)
Itália
EUA
Alemanha
Tailândia
Colômbia
República da Coreia
Eslovênia
Vale lembrar que,como país sede dos Jogos Olímpicos de 2024,a França tem vaga garantida e outras cinco cotas serão preenchidas pelo ranking internacional da modalidade,com preferência para continentes que ainda não garantiram classificação.
Confira os dias e horários das partidas da equipe brasileira,de acordo com o fuso horário de Brasília:
16/9 – 4:00 – Brasil x Argentina
17/9 – 4:00 – Brasil x Peru
19/9 – 4:00 – Brasil x Bulgária
20/9 – 4:00 – Brasil x Porto Rico
22/9 – 4:00 – Brasil x Turquia
23/9 – 4:00 – Brasil x Bélgica
24/9 – 07:25 – Brasil x Japão
Confira como a equipe brasileira foi convocada:
Levantadoras: Roberta Ratzke e Naiane
Opostas: Kisy, Rosamaria, Tainara
Centrais: Ana Carolina, Diana, Lorena e Thaísa
Ponteiras: Gabi Guimarães,Julia Bergmann,Maiara e Pri Daroit
Líberos: Natinha e Nyeme
Como o técnico José Roberto Guimarães convocou 15 jogadoras e o regulamento permite apenas 14 inscritas,uma atleta será cortada na véspera da competição.Vale ressaltar também a ausência de uma das principais levantadoras do Brasil:Macris pediu dispensa por questões de saúde física e mental.
A transmissão completa do Pré-Olímpico de vôlei feminino 2023 será nos canais Sportv na TV fechada e algumas partidas na Rede Globo na TV aberta.
ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose
Mídia Ninja
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.