Páginas

sábado, 15 de julho de 2023

Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos, é tema da 10ª Conferência Municipal,em Pau Brasil

 Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social(Semas),o evento teve como objetivo, discutir demandas,mobilizar a sociedade,orientar e decidir os rumos das políticas públicas e dos serviços da Assistência Social através da participação popular.

O município de Pau Brasil-Ba,realizou na Creche AMAR,a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social,com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.Na oportunidade,estiveram reunidos os profissionais que atuam nas áreas do SUAS(Sistema único de Assistência Social),demais ramos da rede de Assistência Social, representantes do Conselho Tutelar,Educação,Esporte,Segurança Pública,entidades religiosas,e especialmente beneficiários do SUAS.
Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social(Semas),o evento teve como objetivo,discutir demandas,mobilizar a sociedade,orientar e decidir os rumos das políticas públicas e dos serviços da Assistência Social através da participação popular.
Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado,instituído pela Constituição Federal de 1988.A partir de 1993,com a publicação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS,é definida como Política de Seguridade Social,compondo o tripé da Seguridade Social,juntamente com a Saúde e Previdência Social,com caráter de Política Social articulada a outras políticas do campo social.De lá para cá muita coisa mudou,por isso se faz necessária a reconstrução do Sistema,nesse contexto,durante toda manhã do dia 13 de julho,cinco eixos foram discutidos,entre eles:financeiro;controle social;articulação entre os segmentos;serviços, programas e projetos e,por último,benefício e transferência de renda.
A prefeita Bárbara Suzete(PSD),destaca a importância da participação de todos os setores e usuários na construção de políticas públicas,e melhoramento dos serviços oferecidos através do SUAS.
“É muito importante esses momentos,onde são discutidos todas as políticas públicas de Assistência Social,o que temos,e o que podemos melhorar a nível municipal.E essas propostas acabam indo a nível de estado e depois para o encontro Nacional.A nossa assistência,tem sido referência para outros municípios da região,e esperamos contribuir com nossas propostas também a nível federal” pontuou.
A secretária da pasta Taty Prado ressaltou o apoio irrestrito da prefeitura de Pau Brasil,e contou um pouco sobre os diversos trabalhos desenvolvidos e das muitas ações que chegam até as famílias mais carentes do município.
Secretário de Infraestrutura e ex-prefeito Antônio Prado lembrou dos anos em que governou a cidade,e,disse que em todas as oportunidades direcionou prioridades para as famílias mais necessitadas,pois sabe do quanto é importante cuidar das pessoas que vivem em situação precária. ''Temos feito muito,mas com essas discussões de ideias e projetos poderemos alcançar muito mais resultados positivos'', enfatizou. 
Compuseram a mesa,a prefeita Babi Prado,a secretária de Ação Social Tatiane Prado;vereador Alisson França;secretário de Infraestrutura Antônio Prado;professora Sara França;vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social,Edvam Cabral;representante dos usuários de serviços sociais,João Fernandes e Cristian Lima representante dos trabalhadores do SUAS.
Confira os cinco eixos da Conferência de Assistência Social deste ano:
EIXO 1 – FINANCIAMENTO: financiamento e orçamento de natureza obrigatória,como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;
EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: como potencializar a participação social no SUAS?
EIXO 4 – SERVIÇOS,PROGRAMAS E PROJETOS: universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e
EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
O Conselho Nacional de Assistência Social(CNAS),foi quem definiu os prazos para a realização das conferências municipais,estaduais e as no Distrito Federal,que acontecem de 16 de agosto a 16 de outubro de 2023.
Para o presidente do CMAS,Carlos Vieira,as Conferências Municipais contribuem muito nas novas ações da Assistência Social,principalmente no município.
“É nessas conferências que surgem as leis do Bolsa Família,Creas,Cras e outras entidades assistenciais do município.São nessas oportunidades que são articuladas as propostas para o Governo Municipal,Estadual e Federal com a garantia de que sejam cumpridas.O trabalho da Assistência Social não para,é contínuo,e para isso,precisamos nos modernizar nessas ações”.





ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.