As organizações indígenas são um importante meio de interlocução com a sociedade nacional e fomento de projetos de educação,alternativas econômicas e proteção do território.O encontro aconteceu neste domingo,12,em Jacareci,distrito de Camacan.
No domingo(12.março),líderes indígenas e representantes dos poderes Legislativo e Executivo,de Pau Brasil e Camacan estiveram reunidos no Distrito de Jacareci,município de Camacan,a convite do cacique Jorge Neres e da vice-cacica Butazara,para reunião de criação da AIDEC(Associação Indígena de Desenvolvimento Comunitário).
Estiveram presentes o Chefe de Gabinete da prefeitura de Pau Brasil,Fernando Quá,a Coordenadora de Agricultura,Cristiane Muniz,o chefe de posto,Ninho,vereadores de Camacan;Vanilson Pacotão,Junior Costa e Irmão Nailson;o Presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável—COMDERS,Leviton Alves;além do agricultor,comerciante e liderança política de Santa Luzia,Téo de Carlos de Pequeno.
''Sabemos da importância de uma associação e é por isso que estamos engajados para que todas elas sejam regularizadas e também novas associações venham a ser formadas'',conta Cristiane Muniz.
As associações são instrumentos de fortalecimento da organização social dos povos.O importante é que eles se fortaleçam enquanto organização social,para identificação e resolução dos seus desafios.E que mantenham seus costumes e tradições vivas.Que ao construírem uma associação,não deixem de respeitar a forma como se organizam culturalmente.As organizações indígenas são um importante meio de interlocução com a sociedade nacional e fomento de projetos de educação,alternativas econômicas e proteção do território.
Para gerenciar recursos,para fazer seus projetos próprios de desenvolvimento sustentável nas suas terras,eles precisam se organizar, ter uma associação,ter um CNPJ.
ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 http://Instagram.com/fvpaulojose e https://www.facebook.com/blogpaulojose/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.