A Prefeitura Municipal de Santa Luzia,através da Secretaria Municipal de Educação realizou na sexta-feira(09),a Formação para os coordenadores pedagógicos da Educação infantil,Ensino Fundamental I e II e EJA,com o tema"O papel do Coordenador Pedagógico enquanto agente articulador no contexto escolar",com o palestrante professor Ednilton Rocha dos Santos.
A Formação teve como objetivo proporcionar aos coordenadores uma capacitação para a atuação no contexto escolar contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.A Lei n° 9394/96 afirma que os Sistemas de Ensino deverão assegurar aperfeiçoamento profissional continuado,assim como o PNE na Meta 14* ressalta sobre a formação continuada para os profissionais da educação.
*META 14 Elevar gradualmente o número de matrículas na
pós-graduação de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil)
mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.
Estratégias:
14.1)expandir o financiamento da pós-graduação stricto sensu por meio das agências oficiais de fomento;
14.2)estimular a integração e a atuação articulada entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e as agências estaduais de fomento à pesquisa;
14.3) expandir o financiamento estudantil por meio do Fies à pós-graduação stricto sensu;
14.4) expandir a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu,utilizando inclusive metodologias, recursos e tecnologias de educação a distância;
14.5) implementar ações para reduzir as desigualdades
étnico-raciais e regionais e para favorecer o acesso das populações do campo e
das comunidades indígenas e quilombolas a programas de mestrado e doutorado;
14.6) ampliar a oferta de programas de pós-graduação stricto sensu,especialmente os de doutorado,nos campi novos abertos em decorrência dos programas de expansão e interiorização das instituições superiores públicas;
14.7) manter e expandir programa de acervo digital de referências bibliográficas para os cursos de pós-graduação,assegurada a acessibilidade às pessoas com deficiência;
14.8) estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação stricto sensu,em particular aqueles ligados às áreas de Engenharia,Matemática,Física,Química,Informática e outros no campo das ciências;
14.9) consolidar programas,projetos e ações que objetivem a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação brasileiras,incentivando a atuação em rede e o fortalecimento de grupos de pesquisa;
14.10)promover o intercâmbio científico e tecnológico,nacional e internacional,entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão;
14.11) ampliar o investimento em pesquisas com foco em desenvolvimento e estímulo à inovação, bem como incrementar a formação de recursos humanos para a inovação,de modo a buscar o aumento da competitividade das empresas de base tecnológica;
14.12) ampliar o investimento na formação de doutores de
modo a atingir a proporção de 4 (quatro)doutores por 1.000 (mil) habitantes;
14.13) aumentar qualitativa e quantitativamente o desempenho
científico e tecnológico do País e a competitividade internacional da pesquisa
brasileira, ampliando a cooperação científica com empresas,Instituições de
Educação Superior - IES e demais Instituições Científicas e Tecnológicas -
ICTs;
14.14) estimular a pesquisa científica e de inovação e
promover a formação de recursos humanos que valorize a diversidade regional e a
biodiversidade da região amazônica e do cerrado, bem como a gestão de recursos
hídricos no semiárido para mitigação dos efeitos da seca e geração de emprego e
renda na região;
14.15)estimular a pesquisa aplicada,no âmbito das IES e das ICTs, de modo a incrementar a inovação e a produção e registro de patentes.
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Fonte:Site PNE em Movimento
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