'Bazar da Ester'faz lançamento do PROJETO SOCIAL AUTIS_TENN,tem como objetivo levar informações sobre o Autismo infantil e Adolescente( breve para jovem e adulto),dessa forma conscientizando a Comunidade.
Denia Paula(de 40 anos),mãe de Ester Fróes(12),moradoras de Canavieiras,sul da Bahia,viu que quando os Autistas ficavam adolescentes é como se se tornassem invisíveis à Sociedade,e isso não quer jamais que a filha Ester seja excluída.
|
Imagem Rede Social |
O Projeto conta com várias pautas:
Segurança Pública para o Autista(Capacitação e Conscientização de Policiais Civis,Militares e Guardas Municipais,Bombeiros)
Conscientização de Funcionários Públicos,pois há uma necessidade urgente de uma requalificação.
Um olhar especial para o cuidador(pai,mãe,avó,avô,tio,tia...)dentre as propostas tem encontros com temas voltados para a autoestima,lazer e muito mais.
Para mais esclarecimentos criou-se um Grupo de WhatsApp PROJETO AUTIS_TENN;lá é compartilhado informações sobre o Autismo,tirando assim as dúvidas.
A Idealizadora do Projeto Autis_Tenn é a Deninha,mãe de Ester.Para outras informações(73)99986-5560 - @bazardaester2020 Instagram.
Características do autismo
O autismo é uma condição que compromete a capacidade de comunicação e a linguagem.As crianças com TEA têm dificuldade em perceber acontecimentos compartilhados,de expressar o que sentem ou pensam nas mais diversas situações,de utilizar as palavras de acordo com o contexto,entre outras características que prejudicam seu desenvolvimento global.
Além disso,é muito comum a presença de“manias”,posturas ou atos repetitivos,rituais e interesses restritos,que podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades importantes para as tarefas cotidianas.
Muitas crianças com autismo apresentam hipersensibilidade com determinados barulhos,ruídos,luzes,agrupamento de pessoas,cores ou ambientes.Por outro lado,podem ter dificuldade em reconhecer pessoas, em interpretar as funções dos brinquedos,em seguir regras ou alterar suas rotinas.
É muito importante reconhecer que estes comportamentos não são intencionais,mas podem ser tratados com terapias específicas.Muitas crianças com autismo podem ter surpreendente evolução e até “sair” do espectro,mas isto depende de muitos fatores,dentre eles o diagnóstico precoce,especialmente antes dos três anos de vida.
A importância do diagnóstico precoce do autismo
Até pouco tempo atrás,muitos pediatras tinham dificuldade em reconhecer sinais básicos de autismo nas crianças,resultando em diagnósticos tardios.Além disso,muitos deles ainda temem revelar aos pais que seu filho pode ser autista.Por esses motivos,muitas crianças foram diagnosticadas tardiamente.Hoje,nos EUA,por exemplo,país onde a saúde mental é encarada como doença crônica devastadora e com severas consequências emocionais e econômicas,os pediatras podem sofrer processos e perda de sua licença médica se for demonstrado que não identificaram sintomas autísticos em crianças de até um ano e meio.
No Brasil,ainda temos muito o que caminhar,difundindo informações sobre o autismo e suas características, para evitar diagnósticos tardios. Uma das principais características clínicas do autismo é o prejuízo da linguagem expressiva,mais especificamente,da fala.Muitas crianças com autismo podem,após uma fase inicial de normalidade na aquisição da fala,sofrer regressões com redução do vocabulário,perda da fala de palavras anteriormente aprendidas,aparecimento de palavras sem significado e impróprios,repetições de termos sem necessidade e sem função social.Outras,podem ter atraso severo de fala,com palavras mal articuladas,jargões,repetições de termos e evolução pobre do vocabulário.Além disto,existe uma parcela de crianças afetadas que são não verbais,ou seja,não desenvolvem a fala.Os sinais do autismo podem ser percebidos logo na primeira infância e quanto antes for realizado o diagnóstico,melhores serão os resultados das intervenções e tratamentos.O diagnóstico precoce é o caminho mais eficaz para diluir e reduzir os prejuízos causados pelo TEA.CONTINUE LENDO AQUI Fonte/Instituto Neurosaber
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.