sábado, 2 de outubro de 2021

Economia Colaborativa: para além do conceito bonito

Diversos especialistas e estudiosos sobre mercado,tendências e comportamento humano afirmam que estamos vivendo a era da colaboração.O momento é de transformação e mudança.As pessoas estão refletindo e pensando mais sobre seu consumo e atuação no mundo.Com isso,surge a economia colaborativa.O movimento une pessoas preocupadas com o meio ambiente,os problemas sociais e valorizam a vida em comunidade.Não é apenas um conceito bonito,é um novo modelo de vida em sociedade.Continue a leitura a seguir e entenda melhor sobre a economia colaborativa.

O que é economia colaborativa?

A economia colaborativa estimula um novo pensamento sobre a vida em sociedade,o consumo e a relação com o meio ambiente.O objetivo principal é promover o entendimento sobre o acúmulo,ajudando as pessoas e entenderem que não precisam comprar tudo e qualquer item. 

Compartilhar com amigos,vizinhos,familiares e com a comunidade em que vive é uma forma de diminuir o consumo e,consequentemente,o descarte. De forma prática,se você precisa de uma roupa para ir em um evento específico,que não costuma acontecer com frequência,a solução pode estar em alugar ou pedir emprestado.Se você mora em um imóvel grande e sozinho,por exemplo,pode compartilhá-lo com outras pessoas.É uma forma de fazer uma renda extra e ainda proporcionar uma opção de moradia para pessoas que não conseguiriam arcar com um aluguel de um imóvel sozinhas.O Airbnb e o Uber,por exemplo,são empresas que surgiram a partir da ideia de economia colaborativa.

A ideia da economia colaborativa é fazer com que as pessoas compartilhem mais e tenham maior consciência sobre o seu consumo. 

3 pilares da economia colaborativa

A economia colaborativa é formada por 3 pilares:confiança,consumo consciente e experiências únicas. 

• A confiança é o principal valor da economia colaborativa,pois para ter sucesso,as pessoas precisam confiar nesse modelo.Quem aluga um quarto pelo Airbnb,por exemplo,precisa confiar sua casa a um estranho e o mesmo acontece com o hóspede,que precisa confiar no anfitrião e seu espaço.

• O segundo pilar,consumo consciente,sustenta a ideia de que quanto mais compramos,mais descartamos ao meio ambiente.É um ciclo que não tem fim e cada vez mais prejudica a nossa qualidade de vida.Por isso,a economia colaborativa defende o reaproveitamento e o compartilhamento de produtos e recursos.

• Por fim estão as experiências únicas.A geração millennials,nascidos entre 1980 e 1994,valoriza muito mais as experiências do que o consumo. São pessoas que vão economizar para usar o dinheiro em uma viagem especial e diferente,mas não gastariam comprando um carro,por exemplo. 

Quais são as vantagens do conceito?

A economia colaborativa proporciona benefícios para a sociedade e para as empresas.As pessoas poderão gastar menos e melhor,usando o dinheiro naquilo que realmente desejam e fará diferença em suas vidas. Além disso,vão experimentar mais e viver experiências únicas e mais conectadas,não só com eles mesmos,mas com outras pessoas.As empresas têm um campo muito maior para criar e inovar.O relacionamento com o consumidor se torna mais próximo e isso melhora a confiança na marca.O cliente tem uma percepção de que a marca não está preocupada apenas em vender,mas também quer causar um impacto positivo na sociedade.Por isso,empresas como Airbnb e Uber cresceram rápido,em tão pouco tempo e hoje são vistas como referência em seus segmentos. Por:Fabiana Lima,Remessa Online

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