Páginas

domingo, 28 de outubro de 2018

Brasil elege neste domingo 38º presidente da República


Os brasileiros vão às urnas neste domingo (28.out.2018) na 6ª eleição para presidente que vai para o 2º turno desde 1989. É o 8º pleito direto para o cargo. Apenas Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguiu vencer no 1º turno, em 1994 e 1998.Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) concorrem ao cargo de 38º presidente da República.
O militar lidera as pesquisas e pode quebrar a hegemonia do PT nas eleições para o Palácio do Planalto no século 21. A sigla venceu as disputas de 2002, 2006, 2010 e 2014, com Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. 
A posse de Dilma Rousseff (PT) em 2014 marcou 1 recorde democrático histórico no Brasil. Foi a 1ª vez em que houve 7 eleições diretas consecutivas com a posse do vencedor. 
Em 1918, Rodrigues Alves seria o 7º a vencer uma disputa direta e a assumir o comando do país em 7 eleições presidenciais. Mas ele contraiu gripe espanhola e morreu antes de assumir. Em 1º de janeiro de 2019, novo recorde será batido com a posse do eleito. 
Além de escolher o próximo presidente, em 13 Estados e no Distrito Federal os eleitores definirão também os seus novos governadores. Levantamento do Poder360 com as últimas pesquisas divulgadas indica a maior fragmentação da história. Eis a lista de unidades da Federação que terão 2º turno e os candidatos: 
Amapá: Waldez Góes (PT) x João Capiberibe (PSB);
Amazonas: Wilson Lima (PSC) x Amazonino Mendes (PDT);
Distrito Federal: Ibaneis (MDB) x Rodrigo Rollemberg (PSB);
Mato Grosso do Sul: Reinaldo Azambuja (PSDB) x Juiz Odilon (PDT);
Minas Gerais: Romeu Zema (Novo) x Antonio Anastasia (PSDB);
Pará: Helder (MDB) x Marcio Miranda (DEM);
Rio de Janeiro: Wilson Witzel (PSC) x Eduardo Paes (DEM);
Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT) x Carlos Eduardo (PDT);
Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB) x José Ivo Sartori (MDB);
Rondônia: Expedito Junior (PSDB) x Coronel Marcos Rocha (PSL);
Roraima: Antonio Denarium (PSL) x Anchieta (PSDB);
Santa Catarina: Gelson Merísio (PSD) x Comandante Moisés (PSL);
São Paulo: João Doria (PSDB) x Marcio França (PSB);
Sergipe: Belivaldo Chagas (PSD) x Valadares Filho (PSB).
O Brasil tem 147.302.357 eleitores aptos a votar, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral de julho de 2018. No 1º turno, mais de 30 milhões de eleitores não compareceram às urnas. O nível de abstenção, de 20,3%, foi o mais alto desde as eleições de 1998, quando 21,5% do eleitorado não votou.
 As mais de 480 mil seções eleitorais serão abertas às 8h e fechadas às 17h, seguindo sempre o horário local. 
No exterior, 500.727 eleitores poderão votar em 99 países. Foram enviadas 744 urnas (680 eletrônicas e 64 de lona) para os 171 locais de votação. A apuração e divulgação dos votos começará logo após o fechamento das urnas. No caso da disputa para presidente, os números parciais da votação começam a sair às 19h, quando fecham as últimas urnas no Acre (que tem fuso horário com duas horas de diferença para o de Brasília). 
A seguir, 1 infográfico preparado pelo Poder360 com os 37 presidentes anteriores (sem considerar os que morreram ou ficaram doentes antes da posse –Júlio Prestes [1930], impedido de assumir o cargo, e as duas Juntas Governativas Provisórias):





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.