Na manhã desta sexta-feira 14,o
Posto de saúde Narciso Araújo,localizado no Bairro Joana Angélica,cidade de
Camacan sofreu mais uma queda de energia elétrica, o que resultou em um novo
caos recorrente na localidade, a falta de potência elétrica,que alcançou dezenas
de pontos de energia servidos pela concessionária COELBA,deixa prejuízos no
atendimento médico e causa, muitas vezes, a perda e ou danificações em
equipamentos médico-odontológicos.''Isso aqui é direto'',diz um funcionário do posto.
Salientamos que no bairro existem outras unidades importantes para a população,como:SAMU,CRECHE,CRAS,CREAS,Etc,que precisam de uma energia com qualidade.
Nos últimos anos a queda de luz
nas áreas de fornecimento de energia elétrica sob responsabilidade desta
concessionária tornou-se recorrente.Tanto é verdade que a Prefeitura já
protocolou alguns pedidos de manutenção diante das reiteradas interrupções de
energia ocorridas,garante um assessor do prefeito.Será que a Coelba não sabe que a população local cresceu,o consumo aumentou,e que por isso,sua rede ou transformador esteja ultrapassado?Perguntar não tira pedaço,já que alguns se sentem ofendidos,prefiro mudar o termo.
Não sobram dúvidas,portanto,que
esta Concessionária está descumprindo as disposições da Resolução nº 395 de
2009, que define, no parágrafo 2º do artigo 16, um serviço de qualidade:
Artigo 16. §2º- A qualidade do
serviço engloba a continuidade dos serviços públicos de energia elétrica, nos
aspectos e frequência, e os tempos de atendimento às ocorrências emergenciais.
No caso da COELBA, tanto a
continuidade do fornecimento de energia elétrica quanto o tempo de atendimento
às ocorrências emergenciais não são cumpridos, acarretando inúmeros
aborrecimentos e prejuízos aos consumidores.
É inadmissível a morosidade para
restabelecimento da energia como vem ocorrendo repetidas vezes em Camacan,
posto que deixou de ser um evento extraordinário devido a sua recorrência.
Para evitar situações como esta,
a Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece indicadores de qualidade do
serviço prestado diretamente aos consumidores, que são o DIC – Duração de
Interrupção por Unidade Consumidora–e o FIC–Frequência de Interrupção por
Unidade Consumidora, os quais indicam por quanto tempo e o número de vezes uma
unidade consumidora ficou sem energia elétrica durante um período considerado.Estes
dados são divulgados mensalmente nas contas de luz juntamente com o indicador
DMIC –Duração máxima de Interrupção por unidade consumidora, o qual indica o
tempo máximo de cada interrupção justamente para impedir que a concessionária
deixe o consumidor por muito tempo sem luz. Embora essas informações estejam
sendo formalmente prestadas, é notável a dificuldade que o consumidor terá para
compreender a linguagem técnica apresentada, sobretudo se as compensações
decorrentes da ultrapassagem dessas metas estão realmente sendo feitas nas
faturas individuais.
Porém, conforme é notório, muitos
bairros de Camacan e cidades da região ficam sem energia elétrica por horas e
em alguns lugares,por dias.Assim,além das desculpas feitas
pela concessionária, que esta
efetivamente estabeleça prazos e novas medidas
para solucionar o problema das sucessões de quedas de energia,bem como para melhorar significativamente o
atendimento ao consumidor, principalmente em casos de queda de energia.Afinal,vidas
podem ser perdidas por falta de atendimento médico.Por fim,exigimos que a
COELBA,efetue se necessário,a troca de um transformador,colocando um mais
potente,o que é obrigação dela,pois à prefeitura,cabe a reposição de lâmpadas
e braços de luminárias.
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