Introdução
No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo
domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio
Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de
seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender
um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.
História do Dia das Mães
Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de
comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens à deusa Reia, mãe comum
de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes,
além de prestarem homenagens à deusa.
Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma
religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma,
durava cerca de 3 dias (entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas
em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.
Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos
primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem
Maria, a mãe de Jesus.
Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais
podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam
presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam
o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar
as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.
Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem
às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma
data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia
prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e
sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso
Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson.
Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a
data no calendário.
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo,
porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida
e o foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas e pelo
marketing, com objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis,
que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da
data estava se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma
campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a
campanha pouco conseguiu mudar.
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