Mais uma vez, a Biofach abriu as portas para os nossos
agricultores familiares negociarem com profissionais do mundo inteiro. Os
produtores brasileiros voltaram para casa com experiência, informação e novos
clientes. Foram mais de R$ 10,5 milhões (US$ 3.406.000) em negócios fechados e
prospectados para os próximos 12 meses. A Biofach, a maior feira de orgânicos
do mundo, aconteceu de 15 a 18 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.
Por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do
Desenvolvimento Agrário (Sead), agricultores familiares tiveram a oportunidade
de expor seus produtos e fazer negócios com profissionais de diversos países.
Foram mais de 220 contatos comerciais com consumidores de países como Estados
Unidos, França, Alemanha, China, Áustria, Portugal, Holanda, Argentina, Polônia
e Hungria.Em 2016, as sete cooperativas participantes contabilizaram cerca de
R$ 2 milhões (US$ 555 mil) em negócios fechados na própria feira e R$ 4
milhões, para futuras vendas. Um total de cerca de R$ 6 milhões em negócios
realizados e pré-negociados no evento. Já esse ano, os contatos e negócios
fechados, juntos, somam mais de R$ 10,5 milhões.
“Os benefícios e vantagens gerados com a participação na
Biofach vão além dos negócios fechados. Estamos falando da maior feira de
orgânicos do mundo, com mais de 1.200 estandes de diversos países. É uma
oportunidade para conhecer boas práticas e experiências que podem ser aplicadas
para fortalecer a agricultura familiar brasileira. Voltamos para o Brasil com
inúmeras oportunidades e acordos internacionais direcionados e, agora, é o
momento de colher os frutos plantados durante todo evento”, destaca o
secretário especial da Sead, José Ricardo Roseno.
A Biofach é a maior feira de orgânicos do mundo e serviu
como uma vitrine para os produtos da agricultura familiar brasileira. “Só de
estarem na feira, eles foram visitados por mais de 50 mil pessoas. Estar junto
com milhares de expositores abre uma oportunidade importante para esse setor do
Brasil (agricultura familiar) que tem vocação para a agricultura orgânica e
para a agroecologia”, ressalta o coordenador geral de Assuntos da Agricultura
Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva.Nesta
edição, a Biofach reuniu cerca de 2.700 expositores de mais de 80 países. A
feira atraiu um público de mais 134 nações. No estande Brasil - Family Farming
a agricultura familiar levou produtos como castanha-do-Brasil, cachaça, mel,
café, arroz, manteiga e grão de cacau.
Discutindo os resultados
No último dia de feira, a equipe da Sead se reuniu com os
agricultores e parceiros para analisarem os resultados os agricultores. Na
ocasião, os produtores falaram as impressões que tiveram do evento, os pontos
positivos e o que precisa ser melhorado. Eles ainda relataram os cases de
sucesso e os negócios fechados durante a feira.A reunião também contou com
representantes do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas
(Sebrae) e da Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf),
que ressaltaram os pontos importantes para boas negociações, como os contatos
para agendamento antes da feira e a importância de observar produtos e serviços
que agregam valor a produção da agricultura familiar.Leia todas as notícias
sobre a participação do Brasil na Biofach aqui.
Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
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