Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2016

MASCOTE:moradores denunciam prefeito por deixar ruas esburacadas

A foto acima,é da rua Canavieiras,popular rua da areia,que segue sem nenhuma obra de urbanização e conservação!Para os moradores do local,está cada vez mais inviável utilizá-la sem riscos de acidente ,além de lama e poeira,um caos total.Abaixo,está a Rua da Ceplac,que também não está em boas condições,Apesar de ser pavimentada,os buracos já são muitos,e os prejuízos aos condutores de veículos e transeuntes são incontáveis.A administração do prefeito Washington Santana,precisa atentar para estas pequenas coisas,que causam grandes impactos ao povo e ao seu próprio governo. 
SE VOCÊ tem alguma denúncia e foto,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com OU WhatsApp73 9941-5577

Cunha proíbe viagens oficiais antes de votação do impeachment

Duelo de titãs
Duelo de titãs
Eduardo Cunha proibiu viagens oficiais de deputados para representar a Câmara ou para a participação em eventos durante o período que antecede a votação do impeachment.
Ausências em plenário ajudam o governo, uma vez que, para ser aprovado, o afastamento da presidente precisa de 342 votos.
O presidente da Câmara já não acredita que a votação do parecer em plenário aconteça num domingo, dia 17. A reação contrária dos líderes partidários fez com que Cunha afastasse a ideia.Além disso, o peemeebista calcula que serão pelo menos dois dias de votação do parecer em plenário, uma vez que cada partido tem direito a uma hora de discursos, além de intervenções da defesa e da acusação.

ITABUNA: MARCOS BANDEIRA SE FILIA AO PMDB

bande

Nesta terça-feira o juiz aposentado de Itabuna, Marcos Bandeira, se reuniu na capital do estado com o deputado estadual Pedro Tavares (PMDB). A pauta da reunião foi a filiação do juiz ao PMDB.Marcos Bandeira decidiu se filiar ao partido e colocar seu nome como pré-candidato a prefeito pelo partido. O deputado pediu para Bandeira procurar o diretório local para definir a situação, já que o partido já tinha lançado o nome do engenheiro Fernando Vita como pré-candidato.O nome de Marcos Bandeira é visto como de credibilidade neste momento de desgaste da classe política.

POTIRAGUÁ: JORGE CHELES RECUSA FAZER COMPOSIÇÃO COM PREFEITO LUÍS SOARES

che

O ex-candidato a prefeito de Potiraguá, Jorge Cheles (PMDB), foi procurado recentemente pelo prefeito Luís Soares (PP). Durante o encontro o alcaide convidou o opositor para uma composição política.Jorge Cheles foi candidato em 2012, e perdeu a eleição para o atual prefeito por 24 votos, ele ouviu os argumentos de Luís Soares, mas decidiu continuar na oposição.Com isso o atual prefeito está tentando buscar nomes da oposição para viabilizar a sua reeleição.

CANTOR SILFARLEY SOFRE ACIDENTE DE CARRO NA BA 270

O cantor de Arrocha “Silfarley Neres” de Santa luzia e ex- vocalista Cia do Caprixxo, sofreu um acidente na ultima terça-feira (30), em um pequeno vilarejo do município, conhecido como Vila São João, que fica na BA -270 que liga Santa Luzia ao distrito de Betânia.O cantor retornava para casa com a família, quando o acidente aconteceu. As primeiras informações apontam que Silfarley, se destinava a Santa Luzia quando o veículo saiu da rodovia. As autoridades policiais, estiveram no local fazendo a ocorrência de trânsito.Não há informações se era o cantor quem guiava o veículo quando o acidente aconteceu. Apesar do susto ninguém sofreu ferimentos graves, mas o veículo ficou parcialmente destruído. Um caminhão guincho foi acionado para transportar o veículo.



Banhistas devem evitar banho de mar e caminhada na praia em Porto Seguro

FOTO: XANDO P.EREIRA/A TARDEFOTO: XANDO P.EREIRA/A TARDE
‘Maré vermelha’ diminui, mas situação nas praias da orla norte da cidade só deve voltar ao normal na semana que vem. 
Desde o final de semana de Páscoa que Porto Seguro vive o drama do excesso de algas marinhas nas praias da orla norte, fenômeno natural chamado de ‘maré vermelha’, causado por mudanças climáticas e poluição dos oceanos. Um surto de intoxicação no começo da semana atingiu mais de 300 pessoas, que tiveram diarreia, vômitos, febre alta, irritação na pele e nos olhos. Amostras da água foram coletadas para exames.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Ibope: governo Dilma tem aprovação de 10% e desaprovação de 69%

Em resultado de pesquisa Ibope divulgada na manhã desta quarta-feira (30), a avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff apresenta os seguintes dados percentuais:

- Ótimo/bom: 10%

- Regular: 19%

- Ruim/péssimo: 69%

- Não sabe: 1%

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 17 e 20 deste mês e ouviu 2.002 pessoas, em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Na última pesquisa do Ibope encomendada pela CNI, divulgada em dezembro do ano passado, 9% dos entrevistados aprovavam o governo (consideravam "ótimo" ou "bom"); 70% consideravam a gestão Dilma "ruim" ou "péssima"; e 20%, "regular". As informações são do G1.

ESPANTO:Região teve 1.300 homicídios em 2 anos;Camacan 35 foram asssassinados

  Foto Ilustrativa
No período de três anos, entre 2010 e 2012, os municípios do sul da Bahia registram 1.342 assassinatos em que os criminosos usaram arma de fogo. Os dados fazem parte do Mapa da Violência.Somente em Itabuna e Ilhéus foram 841 homicídios por arma de fogo entre 2010 e 2012. Entre os municípios menos populosos, os mais violentos foram Coaraci, Ibirapitanga, Itajuípe, Itororó, Ibicaraí, Camacan, Ubaitaba e Uruçuca.Em Camacan, por exemplo, foram registrados 35 homicídios em que os criminosos usaram arma de fogo. Em Coaraci, foram 33. Em Itajuípe, os criminosos executaram 29 pessoas com arma de fogo.Já os municípios do sul da Bahia com menor número de assassinatos no período foram Itapé, Firmino Alves, Arataca, Almadina, Dário Meira, Itagibá, Jussari e Itapitanga.De 2010 a 2012 não foi registrado um único homicídio por arma de fogo em Itapitanga. Nos demais municípios foram registrados entre 2 e 4 homicídios.

A politicagem e a Lei de Incentivos fiscais, o que elas têm em comum?

                                                                                                                                     Por: Renê Sampaio - DRT 6319 Radialista e Bel em Direito
A bem da verdade, o Projeto de Lei - PL, de autoria do Executivo, que concede incentivos fiscais às empresas que vierem a se instalar no Pólo Industrial, trás nuanças jurídicas que precisam de consertos por parte do órgão fiscalizador, no caso, o Legislativo, todavia isso não significa dizer que ele deva ser boicotado por parte dos legisladores. É dado, de forma legal, o direito dos vereadores emendarem aos projetos do Executivo e a imunidade parlamentar no exercício de suas funções é garantida por Lei. 

Uma das pendências políticas que carece observação no bendito PL, é no que tange ao prazo de concessão de 20 (vinte) anos, pois além de ser demasiadamente alargado, não classifica e nem apresenta requisitos aos pretensos beneficiários, e, é muito discricionário ao Chefe Poder Executivo, no que se refere às concessões dos benefícios. O prefeito é quem vai decidir quais serão os beneficiados (isso é perigoso). 

Outro aspecto que necessita análise mais aprofundada é no que tanque a contrapartidas aos munícipes das empresas, porventura, contempladas. Ademais, a PL deve vincular o Chefe do Executivo a um regulamento ou deve devolver ao Legislativo o Poder autorizador futuro. A Câmara faz parte de uma teoria chamada Cheks and Balances republicano, cabe ao Legislativo o dever de fiscalizar e controlar as ações do Executivo. 

As argumentações de alguns parlamentares no que tange a falta de nome da empresa beneficiada no PL não merecem prosperar, tendo em vista, que é vedado ao ente público conceder benefício de forma individualizada ou personalizada, mas os planos de incentivos públicos e sociais devem contemplar a coletividade, isso é o principio da impessoalidade, contido no texto constitucional. 

O “charminho” feito por alguns vereadores de oposição no que tange a rejeição de incentivos fiscais ao Pólo Industrial é, lamentável dizer, mas é a demonstração clara de um boicote a um possível crescimento político da Chefa do Executivo, ou seja, entre os benefícios da sociedade e os interesses políticos pessoais, este deve superar aquele. Isso é profundamente RIDÍCULO!

O povo está ciente das idéias politiqueiras de grupos políticos que já passaram pelo Poder e nada fizeram ou até se esforçaram para criar mecanismos de mudanças com o fim promover o crescimento econômico e social da comunidade. Essa gente se locupletou com o erário público e tem esperança de retornar ao ente público para sugar o leite generoso dessa máquina de fazer dinheiro, como alguns deles pregam.

O Povo já deu sinal de revolta e já manifestou sua opinião de repúdio, mas o lamentável é que muito desses que tentam boicotar o crescimento econômico e social do município será novamente reconduzido a sua mordomia na Casa do Povo, com alto salário, assessores e etc. Isso, porque eles contam, ainda, com o baixo esclarecimento de muito de seus eleitores. Fatalmente os votantes entendem que em face do político lhe fazer algum favor, pagar sua conta de água ou de luz, dar um saco de cimento ou uma dentadura, o votado deva ser recompensado com uma carta de crédito (voto).

Vacinação de meninas contra HPV começa em 3 de abril no País

Diante das baixas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde inicia no dia 3 de abril uma mobilização para incentivar a imunização contra o HPV de meninas na faixa etária entre 9 e 13 anos. A meta é de que pelo menos 80% do público-alvo seja vacinado com o produto, que protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia.
São duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda aplicação. "Esse é o prazo ideal para garantir a maior eficácia do esquema. A segunda dose, no entanto, pode ser tomada até um ano após a primeira aplicação" afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues. Quem tomou a primeira dose mas já passou dos 13 anos, também pode procurar um posto de vacinação.
A segunda dose da vacina pode ser tomada, de acordo com Carla, até antes de completar 15 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. Municípios interessados, no entanto, poderão também realizar campanhas dentro de escolas, tanto públicas quanto particulares.
O esquema vacinal mudou. Quando a vacina havia sido lançada, havia a recomendação para que fossem aplicadas três doses. "Estudos indicam que duas aplicações são suficientes para proteger as adolescentes", disse Carla. Atualmente, cerca de cem países usam o imunizante. Desde que o produto foi lançado, 175 milhões de doses já foram distribuídas.
Baixa cobertura da vacina
A baixa cobertura vacinal foi identificada sobretudo no ano passado, com rumores de que a vacina teria graves efeitos colaterais. "Isso já foi desmentido. Ela é segura, eficaz", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Antonio Carlos Nardi.
Ano passado, nenhum Estado atingiu a meta de cobertura, entre crianças de 9 a 12 anos. No Distrito Federal, apenas 1,73% do público alvo foi imunizado. No Pará, o porcentual foi de 21,79%. A melhor taxa foi alcançada em São Paulo, mesmo assim, bem abaixo da meta de 80%: 60,53%. A média nacional foi de 43,75%
Além de meninas entre 9 e 13 anos (incluindo a população indígena), a vacina também deve ser aplicada para grupo feminino entre 9 e 26 anos com HIV ou aids. Para esse grupo, no entanto, a indicação é de que a vacina seja aplicada em três doses. A segunda aplicação deve ser feita após dois meses da primeira aplicação e a última, completando o ciclo, quatro meses depois.
A vacina deve ser usada somente para pessoas que nunca se infectaram com HPV. O vírus, transmitido por via sexual ou da mãe para o bebê, durante o parto, é considerado como um fator de risco para o câncer de colo de útero, vulvar, vaginal e anal.
Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. Os subtipos de vírus mais frequentes são os 16 e 18 - que, por sua vez, são considerados como de alto risco para desenvolvimento do câncer.
A estimativa é de que 16 mil novos casos de câncer de útero sejam registrados em 2016. Esse é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre mulheres brasileiras.
Estadão

UNA: MUNICÍPIO PODE PERDER IMPLANTAÇÃO DE INDÚSTRIA POR PERSEGUIÇÃO DE PRESIDENTE DA CÂMARA

unaaaaa

A prefeita de Una, Diane Rusciolelli (PT), enviou um projeto para a câmara de isenção de impostos para viabilizar a implantação de uma indústria que poderá gerar 300 empregos no município.O projeto deveria ser votado na sessão desta terça-feira, mas o presidente da câmara, Ailton Nunes Dias (SD), cancelou a sessão sem comunicar os vereadores. Isso causou um clima chato entre os vereadores.Com a postura do vereador o município pode perder a indústria, que já foi procurada por outros prefeitos da região.A prefeita Diane Rusciolelli conseguiu viabilizar a implantação da empresa através do governo do estado. O grupo é Chinês, que já teve na cidade e aprovou a implantação por conta da localização da cidade.

MAIS FOTOS: PAIXÃO DE CRISTO EM PANELINHA

Apresentação dos Jovens da Comunidade São João Batista de Panelinha. Há 12 anos nossa comunidade relembra a PAIXÃO DE NOSSO SENHO JESUS CRISTO.A apresentação na última  Sexta-Feira Santa foi maravilhosa e teve além da comunidade local,muitas outras de diversas localidades do município.CONFIRA mais registros deste brilhante momento.Centenas de pessoas acompanharam atentamente à apresentação,e se emocionaram com a beleza e criatividade do jovens atores e atrizes.   








VOCÊ REPÓRTER: moradores de Leoventura reclamam de esgoto a céu aberto, foco de mosquitos e doenças.

Em contato com a redação do blog e do Programa de rádio Falando a Verdade, moradores do bairro LEOVENTURA, da cidade de Camacan, denunciam descaso do poder público local quanto a falta de saneamento básico, urbanização e grande quantidade de foco do Mosquito da Dengue. Veja  fotos enviadas pelos cidadãos.
“Muito bom, o povo fazer sua parte, pois todos sabem que a prevenção depende de cada um  mas, a casa do povo não é  restrita apenas na residência, a rua também faz parte da casa, e tem que ser bem cuidada  pois, o povo paga IPTU e demais impostos, quem complementa a conservação de manter “as casas limpas” e conservadas é o poder publico. Gestor Municipal, veja só a condição desta rua São Boaventura.O que adianta as casas estarem bem cuidadas, se temos foco do mosquito a poucos metros, esgoto a céu aberto e muita lama?
Fica aqui, o apelo aos gestores municipais, as  autoridades competentes, Secretaria do Meio ambiente, Vigilâncias  Sanitária e Epidemiológica, e quem mais interessar visite esse local, veja a quantidade de casas em construção no bairro, a quantidade de moradores que ja existe, em uma condição de descaso”

SE VOCÊ tem alguma denúncia e foto,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com OU WhatsApp 73 9941-5577

terça-feira, 29 de março de 2016

Quase 40% dos professores não têm formação adequada no Brasil

Por Redação, com ABr – de Brasília:
Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados, isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Os dados estão no Censo Escolar de 2015 e foram divulgados na segunda-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.Em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação, com isso, o número daqueles que dão aula com formação inadequada sobre para 374.829, o que equivale a 52,8% do total de 709.546 posições ocupadas por professores.
Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados
Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados
Na outra ponta, 334.717 mil posições, 47,2%, são ocupadas por docentes com a formação ideal, ou seja, com licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na mesma disciplina que lecionam. Mais 90.204 (12,7%) posições são ocupadas por professores que não têm sequer formação superior.
Disciplinas

A maior lacuna está em física. Do total de 27.886 professores que lecionam física, 19.161 não tem licenciatura na disciplina, o que equivale a 68,7% do total. A formação de novos professores, de acordo com Mercadante, não acompanha a demanda, de 1,8 mil por ano. Seriam necessários, então, 11 anos para que todos os professores de física tivessem a formação adequada.
– A gente forma muito pouca gente em física por ano e é muito difícil reverter isso porque o professor que está lá para motivar o aluno não é formado, não tem licenciatura e dá aula improvisada para preencher carga horária sem formação específica – diz Mercadante.
A falta de formação adequada atinge também duas disciplinas chave para formação dos estudantesmatemática e português. Em matemática, 73.251 do total de 142.749 não tem a formação específica para lecionar a disciplina, ou seja, 51,3%. Em língua portuguesa, do total de 161.568 professores em exercício, 67.886 não têm licenciatura em português, o equivalente a 42%.
Português e matemática são as disciplinas cobradas em avaliações nacionais como a Prova Brasil e internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), e são usadas para medir a qualidade da educação. “Matemática e português são as duas pernas para o estudante caminhar na educação. Sem essas duas ferramentas não tem como prosseguir”, diz Mercadante.

Biologia tem os melhores índices, 78,4% dos professores têm a formação adequada. Em química, são 53,7%; em ciências, 40,1%; em história, 39,9%; e em geografia, 37,7% professores são formados na área em que atuam. Os demais ou são formados em outras áreas, afins ou não, ou não têm formação superior.

Formação docente

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que tomará medidas para melhorar a formação dos professores. Entre elas, a oferta de 105 mil vagas para formação de professores no segundo semestre deste ano. Serão 20 mil vagas em universidades federais e 4 mil vagas em institutos federais. Além disso, a Universidade Aberta do Brasil vai ofertar 81 mil vagas de formação à distância.

– Nenhum professor efetivo, que está em sala de aula, deixará de ter a formação. Se faltar, vamos procurar instituições privadas – diz Mercadante. “Se quisermos ter qualidade na educação, temos que melhorar a formação do professor”.

Aqueles que já têm alguma formação em área afim a que leciona poderá aproveitar os conhecimentos em um curso de licenciatura, tendo a carga horária reduzida. A experiência em sala de aula, também contará para reduzir o tempo de estágio obrigatório. A reconfiguração das licenciaturas está prevista em parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovado no ano passado.
  
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), destinado a complementar a formação dos professores também será reconfigurado no ano que vem. O professor só poderá se inscrever para o curso correspondente à disciplina que leciona. O curso será oferecido apenas nas férias escolares para que os professores se dediquem mais.

FOTOS: PAIXÃO DE CRISTO EM PANELINHA

Apresentação dos Jovens da Comunidade São João Batista de Panelinha. Há 12 anos nossa comunidade relembra a PAIXÃO DE NOSSO SENHO JESUS CRISTO.A apresentação nesta Sexta Feira Santa foi maravilhosa e teve além da comunidade várias outras comunidades presentes.CONFIRA fotos de alguns momentos.Centenas de pessoas acompanharam atentamente à apresentação,e se emocionaram com a beleza e criatividade do jovens atores e atrizes.           
Apresentação dos Jovens da Comunidade São João Batista de Panelinha. Há 12 anos nossa comunidade relembra a PAIXÃO DE NOSSO SENHO JESUS CRISTO.A apresentação nesta Sexta Feira Santa foi maravilhosa e teve além da comunidade várias outras comunidades presentes.CONFIRA fotos de alguns momentos.