O conhecimento é influenciado pelos fatores expostos pela
sociedade, mas também pela experiência. Ao longo do processo de formação do
nosso intelecto, com a ajuda dos ensinos desde família, a sociedade em nossa
volta e nas escolas por correspondência mútua, aprimoramos cada vez mais o
nosso conhecimento, isso depende também do esforço, do modo de ensinar e
aprender, além do mais, nós que construímos o nosso intelecto, separando,
buscando, criticando e analisando as informações.
Ao longo do tempo,
ocorreram mudanças na sociedade informacional.Antes as escolas eram um lugar de
respeito e de conhecimento; o professor era respeitado; dava valorização à
educação; disciplina rígida; com severas punições; o número de alunos de acordo
com os professores, para que tenha tempo de observar e ajudar as crianças na
aprendizagem.A escola de hoje é totalmente diferente, desvalorização da
educação; professores e diretores desrespeitados e sem autoridade; salas
lotadas e menos custos de investimentos; redução do salário dos professores;
cortar recursos do transporte e da merenda; a aprovação automática; a falta de
ajuda do governo no programa de capacitações para os docentes; com muita carga
horária e pouco tempo para o desenvolvimento do plano de aula, desmotiva o
professor; avanço nos direitos das crianças e adolescentes deu a liberdade de
fazerem o que quiser na sala de aula, desvalorizando a autoridade do professor
na sala e do diretor na escola.
Com a internet,
diversas pessoas se tornaram internautas, participando de redes sociais,
pesquisando, conhecendo um mundo real dentro do virtual.E com esse avanço,
aqueles que não sabe digitalizar no Office para um trabalho escolar; fazer um
slide no Power Point ou uma pesquisa no Google para obter informações, são
discriminadas. Como pode uma pessoa em pleno século XXI não saber utilizar
esses recursos para complementar sua vida informacional? Devido ao modo de
vida; a falta de uma educação mais evolutiva; condição financeira ou por ter
vivido uma época em que não existia computador, nem internet ou até por falta
de interesse, entrando assim na exclusão informacional, não por entrar nas
redes sociais, mas pelo fato de não utilizar esse avanço tecnológico como um
método de aprendizagem para aprimorar, como: assistir um vídeo aula no Youtube;
aplicativos educacionais para celulares; dicionário virtual.Ainda mais hoje, em
que vivemos em uma sociedade informacional cheia de recursos, e com o mercado
de trabalho exigindo um currículo com domínio em informática e inglês, ou seja,
quem tem esses domínios conseguem entrar facilmente no emprego e excluindo
aqueles que não tem.
A gestão escolar
deve utilizar novas formas de ensinar, com uma educação dialógica e
construtiva; produzir novidades para despertar curiosidade; ensinar a se
tornarem pesquisadores para seu processo formativo; exercícios de habilidades
cognitivas; exercitando os alunos ao pensamento de ordem superior; aprender a
pensar por si mesmos; desenvolver métodos de investigação racional e planejar
métodos para serem criativos e capazes.
*AYUMI IKUTA-Nossa correspondente e colunista social da cidade de UNA-BA
CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA
CRUZ-UESC-UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
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