sábado, 16 de maio de 2015

SANTA LUZIA: TEO BARBOSA VICE-PREFEITO HOMENAGEIA GARIS

Garis são esses homens e mulheres anônimos aí da imagem, que passam o dia vasculhando as ruas, à cata de entulhos, retirando o lixo.
Sempre os encontramos, inclusive nos veículos coletores de lixo. Mas eles passam despercebidos, como se fossem apenas sombras, pessoas excluídas, nojentas.
Enfrentando intempéries, cães ferozes, perigos de contaminação com cortes de cacos de vidros, contaminações do lixo hospitalar e outros tipos de desgraças, eles nos prestam um inestimável serviço.
Somos ingratos com esses laboriosos e silenciosos trabalhadores do nosso quotidiano. Eles também são Brasileiros, minha gente...
Nunca nos aproximamos deles. Vemo-los como se fossem portadores de doenças transmissíveis pelo simples olhar, pelo sorriso, pelas mãos calejadas, pelas roupas às vezes surradas e sujas.
Nunca os cumprimentamos, com medo de comprometermos nossa imunidade ou identidade e superioridade pessoal.
(Isto se chama ingratidão (petulância) social)
Da próxima vez que você tiver oportunidade, dê um bom dia para o gari. Pois os garis são brasileiros e brasileiras.
Não são escravos. Este gesto não fará esse humilde trabalhador mais rico ou mais pobre, mas asseguro-lhes que tocará direto no fundo do seu coração, por ter sido considerado uma pessoa.
Sem esse trabalho humilde nossas ruas, praças e logradouros seriam imundos.
Pois é! O gari é uma pessoa, um irmão em Cristo, que nos quer todos irmãos.

(Essa máxima de Jesus precisa ser verdadeira e não da boca pra fora)

2 comentários:

  1. Sou gari em camacan há pouco mais de 1 ano. sobre a homenagem do excelentíssimo vice prefeito... MUITO OBRIGADO PELA INTENÇÃO!
    Porém, discordo plenamente que a execução de um trabalho mais simples, tire do homem algum tipo de poder ou que um trabalho mais elegante dê maior credito.
    Somos pessoas simples, trabalhamos de cabeças baixas sim. Não com o pensamento de nos escondermos, não por termos vergonha do que fazemos... Um trabalhador rural que esteja podando um cacaueiro. obviamente estará olhando para cima, não porque ele esteja se julgando " SUPERIOR" ao fazendeiro que o designou àquela função.
    Como disse: sou gari, não tenho vergonha do que faço, cumprimento desejando bom dia Às pessoas que encontro pelo lugar onde tenho que percorrer. Ah! como dica: não pense que gari tem que ser analfabeto!
    Além de gari, sou estudante de SERVIÇO SOCIAL.
    Agradeço a sua intenção. felicidades!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.