sexta-feira, 15 de maio de 2015

Municípios apelam à União para que o Piso Nacional do Professores possam ser pago

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, se reuniu na tarde desta última terça-feira (12) com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No encontro, a entidade pediu a aprovação do projeto que obriga a União a complementar pagamentos de professores das redes estadual e municipal para que o piso salarial previsto em lei seja atingido. 
O projeto de lei, apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), prevê que os municípios e Estados ficariam responsáveis pelo pagamento dos professores, até o limite de 60% do recurso disponível no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ao ultrapassar esse porcentual, o governo federal ficaria responsável por complementar o valor, até que o piso salarial fosse atingido. 

O pedido vem em meio ao cenário de aperto fiscal, com restrição de gastos da União. Questionado sobre a viabilidade do projeto, Ziulkoski respondeu: “A gente sabe que tem que respeitar o ajuste, mas é uma coisa que não tem que se iniciar hoje. Isso pode ter um tempo. O problema é que a lei não permite que os prefeitos e governadores cumpram esse piso e vocês estão vendo greves e tumultos no Brasil inteiro sem uma solução.” (BU)

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.