Qual o objetivo do mototáxi? Oferecer um transporte econômico e relativamente seguro. Uma moto de 300 cilindradas vai na contramão, oferece risco no trânsito, com um consumo igual ao de um carro. Sem falar que exige do piloto muita experiência e habilitação específica.
Mas os vereadores de Eunápolis aprovaram, em 1ª votação, a liberação de motos de 300 cc para uso como mototáxi, depois, viram a bobagem que fizeram e voltaram atrás. A discussão acabou fazendo com que a sessão desta quinta, 23, fosse suspensa por falta de quórum.
Não houve acordo entre os vereadores para aprovação do polêmico Projeto de Lei 011/2015, de autoria do vereador Jota Batista, líder do governo na Câmara, que dá nova redação a dispositivos da lei 746/2010 e dá outras providências correlatas. O projeto também altera a idade da frota de ônibus para transporte escolar. Sem acordo, a sessão ordinária não foi realizada pela manhã. Falta de quórum foi o motivo alegado.
O projeto polêmico foi aprovado em primeira votação, na sessão tumultuada da semana passada (em 23 de abril), mas quando os vereadores mais atentos caíram na real perceberam que uma das mudanças proposta no documento altera o Código Municipal de Trânsito permitindo o uso de motocicletas de 300 cilindradas no transporte de passageiros por meio de mototáxi.
Segundo Rafael Oliveira, chefe-de-Gabinete do prefeito Neto Guerrieri, a situação já foi contornada. Nenhum vereador consultado pelo Bahia40graus soube responder qual limite de cilindradas permitido hoje para mototáxi na cidade. Mas aproveitando que a discussão está em pauta, pra que uma moto de 300 cc? Melhor: qual a vantagem usar uma moto acima de 125 cc como mototáxi?
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