Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Políticas públicas para a cadeia produtiva do leite e do café são discutidas em Conquista

Políticas públicas para a cadeia produtiva do leite
e do café são discutidas em Conquista

Com o objetivo de articular políticas públicas e trilhar o caminho do desenvolvimento sustentáveldos Territórios Sudoeste e Médio Rio de Contas, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com representantes de cooperativas da região, neste sábado (28), no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), durante a Exposição de Vitória da Conquista 2015 (ExpoConquista).

O evento contou com a participação da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), da Cooperativa dos Produtores dos Derivados de Leite da Região do Rio Gavião (Coodeleite), da Cooperativa de Trabalho do Sudoeste da Bahia,  (Coopersuba), da Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeícultores de Barra  do Choça (Cooperbac) e da Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub). 

Durante a reunião, que foi coordenada pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), foi discutida a chamada pública de Assistência Técnica Rural (ATER), lançada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que contratou a Cootraf e a Cooperbac para prestar assistência técnica e extensão rural na cadeia produtiva do leite e do café, respectivamente, para 800agricultores familiares, no total, do sudoeste baiano, visando o aumento da produtividade e da renda dos beneficiários.

A pauta contou também com a construção de uma estratégia para a recuperação e o fortalecimento dos laticínios localizados nos municípios de Guajeru, Mortugaba e Tremedal, que foram construídos pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), mas estão desativadas.
Foi debatido também o apoio da SDR na capacitação de técnicos da Cootraf, da Coopersuba e da Cedasb, responsáveis pela coordenação e execução de ATER, e sobre a compra do café e outros alimentos da agricultura familiar pela SDR, através da modalidade PAA Compra Institucional.

De acordo com o secretário da SDR, a expectativa é dar continuidade a essas pautas com mais qualidade. “Estamos organizando uma agenda de encaminhamentos para melhorar a renda e elevar o pib do agricultor familiar do estado da Bahia”. 

Para Jerônimo, o desafio é montar um arranjo que dialogue com as politicas públicas de todo estado.“Estamos trabalhando uma estratégia de inclusão produtiva que ao final resulte na melhoria da qualidade de vida do povo do campo”.

Segundo o superintendente da Suaf, Marcelo Matos, o encontro foi um momento importante para as cooperativas. “Nesse evento construímos uma agenda de compromissos com todos os parceiros envolvidos, visando potencializar as ações e contribuir para a inclusão socioprodutivae geração de trabalho e renda para os agricultores familiares envolvidos nessas duas cadeias produtivas”. 

Também estiveram presentes o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Bahia (MDA), Wellington Rezende, o deputado federal Afonso Florence, a diretora de Agregação de Valor e Acessos a Mercado da Suaf, Elisabete Costa, entre parceiros, dirigentes de associações, sindicatos ligados a movimentos sociais e outras autoridades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.