Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

Peixes são reprovados

Dos 15 tipos de pescados congelados analisados pelo Instituto Baiano de Metrologia (Ibametro) até anteontem, 9 foram reprovados (60%) por apresentar peso abaixo do que foi informado na embalagem ou na balança.
A análise faz parte da Operação Páscoa – começou no dia 18 e vai até  2 de abril. Mais de 40 estabelecimentos comerciais de Salvador foram visitados.
Mesmo antes de finalizar a operação, o percentual de reprovação dos peixes é maior que o do ano passado (43%). Ao todo, 9 pescados de sete marcas diferentes não passaram nos testes.
O órgão não informou quais marcas foram reprovadas, porque as empresas  ainda podem recorrer da decisão. “Existe uma tolerância para a existência de gelo nestes produtos e a maioria ultrapassou o limite tolerado. O consumidor estava levando gelo e não peixe para casa”, comentou Cíntia Lé, coordenadora do Ibametro.
Ela explica que, na maioria das vezes,  o excesso está relacionado à forma como o produto é acondicionado: “a crosta de gelo se forma em produtos que descongela e gela várias vezes, por queda de energia ou outros motivos”.
Ovos de Páscoa
Das 55 marcas de ovos da páscoa coletadas, dez foram analisadas e aprovadas. O restante ainda passará pela inspeção do órgão. No ano passado, o produto teve 100% de aprovação. Além do peso do chocolate, nos ovos que vêm com brinde, o Ibametro verifica se há informações sobre a certificação do produto, e a faixa etária do brinquedo. O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, explica que os brinquedos que têm o selo do Inmetro foram inspecionados quanto às características construtivas como pontas perfurantes, nível de inflamabilidade e de toxicidade do material.
Propaganda enganosa: consumidores atentos!
Em visita ao Gbarbosa do Costa Azul ontem, o órgão  constatou que um filé de peixe da marca Noronha Pescados pesava 80 gramas a menos do que constava na embalagem. “E isso é porque ainda não eliminamos o gelo”, ressaltou Cíntia. A dona de casa Maria das Dores Conceição, 41, contou que ainda não havia se atentado para esta característica. “É uma esperteza. Pagamos por algo que não estamos levando”, reclamou. Além de peixes como salmão, tilápia, bacalhau, corvina e sardinha, o Ibametro  está avaliando ovos da páscoa, leite de coco e azeite de dendê, produtos utilizados na celebração religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.