Foto: Reprodução
O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a distribuir um medicamento "3 em 1" para pacientes com HIV, informou o Ministério da Saúde na última semana. A nova droga combina três medicamentos: Tenofovir, Lamivudina e Efavirenz. Dessa forma, o paciente só precisará tomar um comprimido, em vez de três. É previsto que a novidade comece a chegar aos estados nesta semana.
O objetivo é fazer com que aumente a adesão ao tratamento, já que não será necessário mais a ingestão de três remédios, apenas um. A droga já é distribuída nos dois estados com maior índice de detecção do vírus: Rio Grande do Sul e Amazonas. Nos demais estados, os pacientes recebem os três medicamentos separados.
Segundo o ministério, 100 mil pacientes devem passar a receber o medicamento único. Desde dezembro, o tratamento contra HIV está disponível a todos os adultos com testes positivos de HIV, mesmo quando ainda não apresentaram sintomas. Antes, as drogas só eram distribuídas a pacientes que tivessem um grau mínimo de comprometimento do sistema imunológico.
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.