segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Linguagem

Linguagem

“As massas do povo devem ficar alertas.” Ouvi isso dias desses de um erudito cientista político de nome nacional. Que tal esse “alertas”? Antes de mais nada é bom saber que “alerta” é advérbio e, como tal, não se flexiona. Não se trata de adjetivo. O erudito cientista poítico deveria ficar alerta contra esse erro gramatical, porque o que é vernáculo é – As massas do povo devem ficar alerta (não: alertas). O advérbio pertence a classse dos elementos invariáveis.

ACESSE: http://deolhoemcanes.blogspot.com.br/

“As massas do povo devem ficar alertas.” Ouvi isso dias desses de um erudito cientista político de nome nacional. Que tal esse “alertas”? Antes de mais nada é bom saber que “alerta” é advérbio e, como tal, não se flexiona. Não se trata de adjetivo. O erudito cientista político deveria ficar alerta contra esse erro gramatical, porque o que é vernáculo é – As massas do povo devem ficar alerta (não: alertas). O advérbio pertence a classe dos elementos invariáveis.(Por Paulo Roberto)

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.