Os adeptos do cabelo natural - crespo, cacheado e ondulado - se reuniram no evento Encrespa Geral Salvador que aconteceu neste domingo, 23, no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho.
"É uma comemoração pelo uso do cabelo natural", define a empreendedora social Jacqueline Moitinho, uma das organizadoras da atividade.
Criado e organizado a partir de redes sociais, como Orkut e Facebook, o evento acontece anualmente. Em 2014, a programação incluiu apresentação musical, roda de conversa sobre beleza afro-brasileira, além de uma palestra alertando para o risco da hierarquização das texturas capilares.
Paralelamente às atividades, uma feira de produtos afros chamou a atenção de quem foi ao Pelourinho.
Feira
Era possível encontrar mochilas, roupas, acessórios, produtos de uso estético, prendedores de cabelo, tudo com estampas que remetem às madeixas encaracoladas.
O grupo atualmente conta com antropólogas, sociólogas e educadores, que também produzem palestras em escolas. "É importante entender o uso do cabelo enrolado como um ato político e não como uma moda passageira, apenas porque uma artista está usando", explicou a educadora Myara Cháves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.