Fonte: Antonio Malta,Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Camacan
Chocolate Gourmet do Sul da Bahia será debatido em fórum estadual sobre investimentos
Evento acontece nos dias 13 e 14 de novembro na sede da FIEB, em Salvador
Por: Renata Smith
A qualidade e o potencial de investimentos do Chocolate Gourmet do Sul da Bahia, feito com amêndoas orgânicas de cacau, serão debatidos durante o Fórum Oportunidades de Investimento na Bahia, nos dias 13 e 14, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. O evento vai reunir empresários que já investem ou que pretendem investir no estado, contribuindo para a geração de emprego e renda.
Na programação de palestras e debates sobre o potencial de desenvolvimento da economia baiana, o chocolate fino entrará em pauta no Workshop do Agronegócio, coordenado pelo presidente da Zona de Processamento de Exportação da Bahia (ZPE) Otavio Pimentel. O enfoque será dado às cadeias setoriais e, entre elas, a industrialização, vantagens e incentivos na instalação de empreendimentos do Chocolate Gourmet na ZPE Ilhéus.
A área de cultivo no Sul da Bahia é estimada em 600 mil hectares, em 83 municípios que produzem 300 mil toneladas de cacau por ano e em seis territórios regionais: Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Médio Sudoeste da Bahia, Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo sul.
Em Ilhéus, há pelo menos sete lojas que comercializam, com êxito, chocolates finos com sua própria marca. Entre os empresários que já confirmaram presença no fórum está o casal Marco e Luana Lessa, proprietários da Chor, localizada no Centro Histórico. Inaugurada em 2013, a loja conta com mais de 17 variedades de chocolates sofisticados, com preços que variam de R$ 4 a R$ 200.
De acordo com o gestor do projeto do Sebrae Indústria Setorial Ilhéus - Derivados de Cacau, Eduardo Andrade, as iniciativas de adequação para inserção ao mercado nacional podem ser subsidiadas em mais de 90% pelo Sebrae. “Depois da adequação, as marcas poderão competir no mercado, inclusive atendendo às necessidades de compras públicas”, explica o gestor.
São ações como criação e registro de marca, embalagem, divulgação, código de barras, registro no Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI), Ministério da Agricultura e Vigilância Sanitária, Plano de Negócio, aprimoramento tecnológico, gestão de resíduos, Programa de Alimento Seguro, eficiência energética e segurança no trabalho.
O Fórum Oportunidades de Investimento na Bahia é uma realização da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Para conhecer a programação é só acessarhttp://www.fieb.org.br/ CIN/Pagina/927/II-Forum-de- Investimento-da-Bahia.aspx. As inscrições podem ser feitas no www.identificasi.com.br/ lide/
Informações também na sede da Fieb na Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador – Bahia ou pelos telefones (71) 3343-1200 - Fax: (71) 3341-3906.
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.