Foto: Reprodução
A capoeira de roda deverá ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão será anunciada na semana que vem, em Paris. 46 pedidos foram registrados pelos Estados-Membros, sendo que 32 foram recomendados pelo órgao técnico do comitê, entre os quais está o da capoeira, o único apresentado pelo Brasil. O dossiê enviado pelo Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) contem uma série de ações para difundir a modalidade, além de propor medidas para salvaguardar a capoeira.
O documento destaca que o registro vai favorecer a consciência sobre o legado da cultura africana no Brasil e o papel da capoeira no combate ao racismo e à discriminação. "A capoeira é uma manifestação cultural de muitas dimensões. É ao mesmo tempo luta, dança e jongo, tão ligada à nossa história, à nossa sociedade, que é um pouco do que é o povo brasileiro", explicou a diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do órgão, Célia Corsino. A capoeira já é reconhecida como patrimônio cultural pelo Iphan desde 2008 e precisa ser reconhecida mundialmente.
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.