Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O QUE É A FEBRE de chikungunya?

mosquito; dengue; doença (Foto: Thinkstock)
Foram confirmados, pelo Ministério da Saúde, 16 casos de transmissão de chikungunya no Brasil, concentrados nas cidade de Oiapoque, no Amapá, e Feira de Santana, na Bahia. Até então, os únicos 37 episódios registrados no país haviam sido contraídos pelos pacientes no exterior.
O vírus é transmitido por meio de picada do mosquito Aedes aegypti (também vetor para a dengue) e Aedes albopictus e provoca dor intensa nas articulações, justificando o nome da doença, já que chikungunya, em swahili (idioma oficial de países como a Tanzânia), significa “aquele que se dobra”. Outras manifestações clássicas da doença são: febre acima de 39 graus, dor de cabeça e muscular, náusea e vermelhidão na pele, que começa no tronco e avança para as extremidades do corpo.
Portanto, apesar de os vetores e de alguns sintomas serem semelhantes, a chikungunya raramente é confundida como dengue. Por conta das dores articulares, que chegam a ser incapacitantes, ela é mais frequentemente diagnosticada como leptospirose ou artrite reumatoide. Além disso, a doença representa menos riscos do que a dengue, tendo uma taxa de mortalidade inferior a 1%.
O vírus pode ser identificado por meio de exame de sangue realizado até o oitavo dia do quadro clínico e o tratamento da doença é feito em casa, com hidratação e analgésicos. Crianças com menos de 30 dias, idosos acima de 65 anos e pacientes com doenças crônicas podem apresentar quadros mais graves e necessitar de internação. 
Assim como a dengue, a única forma de prevenção da febre de chikungunya é não deixar água parada, para evitar a reprodução do mosquito, e usar repelente, para tentar impedir a picada.
Fonte: Fernando Gatti de Menezes, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP)


  1. Recover from Chikungunya Step 1.jpg
    1
    Procure os sintomas na fase aguda. Os sintomas desta doença cobrem três fases, mas a maioria dos pacientes experimenta apenas na fase aguda, com sintomas durando de 3 a 12 dias. Depois disso, a doença desaparece em 87% dos casos, pois o sistema imunológico do corpo eventualmente a combate, como qualquer tosse ou resfriado. Mas durante este período, os sintomas podem ser os seguintes:
    • Febre. A febre pode ser baixa ou alta. Primeiro aumenta nas primeiras 24-48 horas, retorna à temperatura normal e sobe de volta aos níveis acima do normal, até 40° C, depois de estar sem febre durante um dia ou dois. A febre retorna ao normal dentro de duas semanas desde o início.
    • Dores nas articulações (artrite). As dores nas articulações são graves e migratórias, tendendo a piorar durante a manhã; são aliviadas por exercícios leves, mas agravadas por movimentos extenuantes e agressivos. As dores nas articulações ocorrem imediatamente após ou simultaneamente com a febre. As articulações geralmente envolvidas são as dos pulsos, tornozelos, joelhos e cotovelos, pequenas articulações das mãos e dos pés, e, às vezes, os ombros e quadris.
    • Erupção cutânea. Erupção cutânea ocorre em metade dos pacientes com Chikungunya. A erupção cutânea consiste de pequenas manchas avermelhadas ou inchaços (maculopapular), mas podem ser vesículas ou bolhas. Esta erupção aparece de dois a cinco dias após a febre. A erupção ocorre geralmente no tronco, pernas, solas, palmas das mãos e rosto.
      • Outros sintomas incluem: dor de cabeça, náuseas, vômitos, inflamação da conjuntiva dos olhos (conjuntivite), dor nas costas, diarréia e feridas ou úlceras na língua e/ou boca.
    Anúncio
  2. Recover from Chikungunya Step 2.jpg
    2
    Conheça os sintomas da fase subaguda. A fase subaguda da Chikungunya ocorre de um mês a três meses após o término da fase aguda da doença. Durante a fase subaguda, o principal sintoma é a artrite. Além disso, distúrbios dos vasos sanguíneos, como o fenômeno de Raynaud, podem ocorrer.
    • O fenômeno de Raynaud é uma condição na qual o fluxo de sangue é diminuído para as mãos e pés, em resposta ao estresse emocional ou frio.
  3. Recover from Chikungunya Step 3.jpg
    3
    Reconheça a fase crônica. A fase crônica de Chikungunya ocorre depois de três meses e persiste mesmo até de dois anos a três anos. O principal sintoma que ocorre nesta etapa é artrite prolongada e grave, depressão, fadiga e fraqueza do corpo.
    • Dores articulares persistentes ocorrem em pacientes com Chikungunya de 45 anos de idade ou mais; há severas dores nas articulações no início da doença e osteoartrite existente mesmo antes do início da doença de Chikungunya.
    • A fase subaguda e crônica ocorre em 13% dos pacientes com Chikungunya.
  4. Recover from Chikungunya Step 4.jpg
    4
    Saiba que, em alguns casos, a doença pode ser assintomática. No entanto, ainda não se sabe como isso comumente acontece. Além disso, dura dias em alguns e meses em outros. Em casos graves, artrite ou dores nas articulações podem incapacitar os pacientes, mesmo durante meses seguidos.
    • Também em alguns casos, os pacientes sofrem de manifestações de pele tais, como lesões na pele, coceira e manchas vermelhas na superfície da pele. Vermelhidão dos olhos e dificuldade de olhar para luz intensa também são documentadas.
  5. Recover from Chikungunya Step 5.jpg
    5
    Para ter certeza, consulte um médico e tenha a doença diagnosticada.Chikungunya é diagnosticada com a ajuda do teste de sangue ELISA. Este teste utiliza anticorpos e enzimas para detectar a presença do agente patogênico. Esta é a maneira mais eficaz no diagnóstico da doença, porque todos os outros sintomas são muito semelhantes a outras doenças comuns.
    • O diagnóstico é positivo quando dor e febre são vistos juntamente com outros resultados do teste. Em primeiro lugar, o isolamento do vírus é executado. O procedimento dura cerca de duas semanas e deve ser realizado em laboratórios de alto nível de biossegurança. O procedimento consiste em expor determinadas linhas de célula a amostras de sangue. As respostas específicas de vírus são então identificadas.
    • RT-PCR (reação em cadeia pela polimerase precedida de transcrição reversa) é um teste utilizado para detectar o vírus. A técnica amplifica uma gama de genes de chikungunya presentes no sangue, realçando-os durante o exame microscópico. O tempo necessário para os resultados é de cerca de dois ou três dias.

Parte 2 de 3: Tratando os sintomas

Não há nenhuma cura nem tratamento específicos para Chikungunya. Tudo o que se pode fazer é tratar os sintomas (tratamento sintomático). Atualmente, não há nenhuma droga antiviral para combater o vírus da chikungunya.
  1. Recover from Chikungunya Step 6.jpg
    1
    Trate a febre. A febre é descrita como uma temperatura de 37,80°C ou superior. Geralmente é dado comprimido de paracetamol de 500 mg, a cada 4 - 6 horas de intervalo, para adultos com febre. Paracetamol para crianças é dado em 10 miligramas por quilograma de peso corporal a cada 4 -6 horas na presença de febre.
    • Observação: Peça a prescrição de paracetamol a seu médico. Não tome medicamentos por conta própria. Além de paracetamol, faça banhos de esponja até a temperatura voltar ao normal. Usar água da torneira e não água gelada, pois a febre tende a recorrer ou ser mais elevada imediatamente após o uso de água gelada.
  2. Recover from Chikungunya Step 7.jpg
    2
    Trate as dores articulares ou artrite com analgésicos prescritos pelo seu médico. As dores nas articulações devido à chikungunya durante a fase aguda da doença podem ser aliviadas por comprimidos antiinflamatórios não-esteróides, um grupo de analgésicos mais fortes que o paracetamol.
    • Exemplos desses AINEs são diclofenaco, celecoxibe, naproxeno, ibuprofeno. Peça a prescrição de qualquer destas drogas a seu médico — ele será capaz de prescrever o melhor para você.
    • Para artrite crônica durante a fase subaguda e crônica da doença, fazer acompanhamento com um reumatologista é importante para tratamento adicional com os seguintes antiarrítimicos: metotrexato, salazopirina, leflunomida, esteróides (como a prednisona) ou hidroxicloroquina ou mesmo bloqueadores de TNF-α.
  3. Recover from Chikungunya Step 8.jpg
    3
    Faça curtos períodos de exercício suave. Exercícios aeróbicos de baixo impacto são aqueles que envolvem alongamento suave e movimentos lentos; evite movimentos agressivos ou vigorosos. Exemplos seriam nadar, andar de bicicleta e alguns dos exercícios descritos a seguir:
    • Sente-se em uma cadeira. Estique uma perna paralela ao chão e segure por 10 segundos ou conte lentamente até 10. Abaixe a perna, a sola do pé deve encostar no chão. Faça o mesmo com a outra perna. Repita várias vezes ao dia, de duas a três séries de dez repetições deste exercício para cada perna.
    • Tente ficar na ponta dos pés, com os dois pés juntos, subindo e descendo, subindo e descendo.
    • Vire-se de lado. Levante uma perna para cima por um segundo antes de trazê-la para baixo, sobre sua outra perna. Faça isso dez vezes com essa perna. Em seguida, vire para o outro lado e repita o mesmo exercício com a outra perna. Faça uma série de dez levantamentos de cada perna, várias vezes ao dia.
    • Você também pode fazer seu próprio exercício aeróbico de baixo impacto. A idéia é não fazer movimentos agressivos, nem usar pesos. Isto é inaceitável. Estes exercícios leves podem aliviar as dores nas articulações.
  4. Recover from Chikungunya Step 9.jpg
    4
    Use homeopatia para recuperação. Você geralmente vai experimentar erupções e febre alta enquando tiver chikungunya. Você pode usar remédios tais como:
    • Equinácea. Você pode usar esta flor roxa para fazer um chá ótimo e saudável. Você ajudará a impulsionar seu sistema imunológico e eliminar o agente patogênico do seu sistema. Basta misturar uma parte de flores secas de equinácea com 1/4 de parte de hortelã-pimenta seca. Ferva a mistura com água. Beba este chá diariamente para melhor eficácia.
    • Gelsemium. Essa também é uma ótima erva que pode ajudá-lo, diminuindo a temperatura do seu corpo e aliviando os sintomas, como dores de cabeça e dores musculares. Use estas flores secas para preparar um chá. Coloque duas colheres de sopa de flores e folhas de Gelsemium em uma panela com água fervente e deixe por 15 minutos. Beba uma ou duas xícaras depois de cada refeição.
  5. Recover from Chikungunya Step 10.jpg
    5
    Use acupressão. Este método provou ser eficaz no alívio das dores nas articulações. Você pode visitar um especialista em acupuntura para tratamento. Você também pode tentar isso em casa. Veja como:
    • Massageie seus dois dedos do meio para aliviar a dor nas articulações da perna e os outros dois dedos exteriores para a dor nas articulações do braço.
    • Nos casos em que o estômago e o fígado são afetados pela doença, massagear os pontos de pressão destas duas áreas vai certamente ajudar. Massageie o ponto encontrado a pouco mais de 1 cm abaixo do dedo mindinho, na palma da mão, para problemas de fígado. Massagear a área logo abaixo da palma irá ajudá-lo a se livrar de problemas no estômago.
  6. Recover from Chikungunya Step 11.jpg
    6
    Cuide-se bem. Aqui estão algumas noções básicas para garantir que a chikungunya não perdure:
    • Tenha oito horas de sono à noite e outros períodos de cochilo, se necessário. Descanse em um ambiente aquecido.
    • Aplique compressas frias nas articulações afetadas, para diminuir a dor e reduzir o dano.
    • Beba muita água, 2 litros em 24 horas, para evitar a desidratação da febre e em prol do bem-estar. Certifique-se de que a saída de urina seja de mais de 30 mililitros por hora ou pelo menos 720 ml por 24 horas.
    • Uso analgésicos e massagem para dor de cabeça. Para a dor de cabeça, usar paracetamol conforme descrito acima ajudaria. Cochilar por alguns minutos ou massagear sua testa ou o couro cabeludo deve ajudar a aliviar a dor de cabeça também.
  7. Recover from Chikungunya Step 12.jpg
    7
    Consulte um médico ou seja hospitalizado se você encontrar complicações.Se os sintomas persistirem além de duas semanas desde o início da doença, vá ao médico. Não obstante, a chikungunya pode conferir à pessoa afetada uma imunidade prolongada ou vitalícia contra a recorrência desta doença. Provavelmente, você eventualmente ficará bem e nunca terá essa doença novamente.

Parte 3 de 3: Compreendendo a doença

  1. Recover from Chikungunya Step 13.jpg
    1
    Saiba como ela pode afetar os olhos. Os problemas nos olhos devido a chikungunya são variados. Os problemas podem envolver a conjuntiva, íris, as câmaras anteriores e posteriores dos olhos, retina e até mesmo o nervo ótico (o nervo de abastecimento principal do olho). Uma pessoa pode até ficar cega. No entanto, a maioria dessas condições se resolve com a cura da chikungunya ou com os esteróides dados.
    • As condições oculares mais comuns na chikungunya são conjuntivite, dor nos olhos e dor atrás do globo ocular, podendo ocorrer durante a fase aguda.
  2. Recover from Chikungunya Step 14.jpg
    2
    Saiba como isso pode afetar o cérebro e o sangue. A chikungunya pode afetar as meninges ou revestimentos do cérebro, a medula espinhal, o cérebro e os nervos. Os distúrbios cerebrais e neurais devido à chikungunya são variados e além do escopo desta discussão. Alguns distúrbios de conhecimento comum seriam convulsões, dores no nervo e alteração do estado mental do paciente.
    • Quanto às complicações sanguíneas, pode haver leve sangramento sob a conjuntiva dos olhos e nariz, além de sangramento gengival. Ao contrário da dengue, o sangramento de alguém com Chikungunya é auto-limitado ou não persistirá por muito tempo, eventualmente parando.
  3. Recover from Chikungunya Step 15.jpg
    3
    Saiba como isso pode afetar o coração e os vasos sanguíneos. Algumas condições vistas em Chikungunya seria miocardite (inflamação do músculo do coração), pericardite (inflamação do revestimento do coração ou do pericárdio), insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares e fluxo sanguíneo anormal. No entanto, saiba que estas complicações são raras e ocorrem somente entre a fase subaguda e a crônica de Chikungunya.
  4. Recover from Chikungunya Step 16.jpg
    4
    Saiba como a doença se apresenta. A febre de chikungunya é uma doença que apresente principalmente febre, dores nas articulações (artrite) e erupção cutânea. O termo "chikungunya" vem do dialeto Kimakonde e significa "ser contorcido", devido à aparência dobrada das pessoas com a doença. Esta doença apresenta-se em uma forma similar à da dengue.
    • O que diferencia a febre chikungunya da febre da dengue é a ausência de sangramento excessivo e a persistência de dores nas articulações. O período de incubação é de 1-12 dias antes que os sintomas ocorram em um paciente.
  5. Recover from Chikungunya Step 17.jpg
    5
    Conheça o germe que causa a Chikungunya. É causada por um vírus de RNA, um arbovírus do gênero Alphavirus da família Togaviridae. É transmitida através da picada de dois mosquitos: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Estes são os mosquitos diurnos, que estão ativos poucas horas antes do amanhecer e por várias horas antes do pôr do sol.
    • No entanto, tem havido casos de transmissão do vírus da mãe para o feto, uma vez que a mãe é picada por esses mosquitos e desenvolve a doença.
  6. Recover from Chikungunya Step 18.jpg
    6
    Saiba onde a chikungunya é comum. A chikungunya está presente onde seus mosquito transmissores são comuns. A chikungunya é encontrada em áreas com chuvas torrenciais, sendo abundante na época das chuvas. Áreas onde a chikungunya é comum seriam: oeste e leste da África, países ao redor do Oceano Índico, a maior parte da Ásia, sudeste da Ásia.
    • Casos de chikungunya importada ocorrem mesmo nos EUA e na Europa. Isso significa que um viajante foi infectado com uma doença e volta para seu país com ela.
  7. Recover from Chikungunya Step 19.jpg
    7
    Entenda o mecanismo da doença. A doença foi primeiramente descrita na Tanzânia em 1952. A doença estava inativa por um longo período de tempo, antes de carnificina na Índia em 2005. O vírus afeta grupos de todas as idades, de ambos os sexos, e tem um período de incubação de três a doze dias. A doença tem um início severo e agressivo. A fase aguda da doença é seguida por uma fase crônica, em que os sintomas são exacerbados. 15% das pessoas infectadas desenvolvem sintomas crônicos.
    • O vírus passou por uma mutação nos últimos tempos, significando que sua replicação e transmissão foram facilitados.
    • O vírus (CHIKV) causa uma doença auto-limitada. Isto significa que se resolverá sem qualquer tratamento específico. A mortalidade entre os pacientes com chikungunya é muito rara, sendo principalmente devida às complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.