A candidata transexual à deputada estadual pelo PSB do Rio, Renata Guedes Neto, conseguiu uma decisão inédita no Tribunal Regional Eleitoral do estado. Segundo a reportagem de O Globo, ela conseguiu o direito de constar como candidata – no feminino, ou seja, utilizar seu nome de mulher e não o nome original que consta nos documentos.
A decisão veio após um parecer do Ministério Público Eleitoral, que pedia a desaprovação da candidatura de Renata, sob a alegação de que o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP), que a incluía como candidata do gênero feminino, estaria errado por não estar no masculino.
No entanto a relatora do processo no TRE, a juíza Ana Tereza Basílio, rejeitou a interpretação que classificava o transexual como homem. Segundo a magistrada, a opção de gênero é “um direito da pessoa humana, que a candidata obteve uma decisão judicial que reconheceu sua identidade feminina”, disse ao O Globo.
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.