Páginas

domingo, 3 de agosto de 2014

Café descafeinado, é bom para quem tem insônia e gastrite?

xicara-cafeA primeira coisa que você precisa saber sobre o café descafeinado é que ele tem cafeína. Bem pouca, mas tem. A quantidade varia conforme a marca, o lote, mas sempre tem algum resquício. Portanto, se você não quer nenhuma quantidade de cafeína, o jeito é não tomar café ou optar pelo café de cevada ou chicória, mas que aí, só é “café” por nomenclatura, porque o gosto é absurdamente diferente de café verdadeiro!!
Bom, a revelia de ter quantidades irrisórias (ou nem tanto) de cafeína, muita gente tem preconceito com o descafeinado porque acha que o gosto fica alterado. Apesar de gosto ser uma coisa muito pessoal, claro, falando por mim, acho que o gosto do café tradicional para o descafeinado varia tanto quanto de uma marca pra outra. O descafeinado é bem saboroso sim. Alguns mais, outros menos, mas não percebo tanta diferença assim do café-cafeinado.
Para se extrair a cafeína do café, o processo é feito com o grão ainda cru, maduro e recém colhido, porque a maior parte do sabor característico do café se revela durante a torra. Antigamente, isso era feito deixando o grão bastante tempo de molho na água e depois filtrado e isso alterava o gosto do café, porque além da cafeína, outras moléculas que dão sabor ao café eram retiradas durante a filtragem. Depois, passou-se a deixar o grão menos tempo de molho e utilizar solventes, mas esses solventes deixavam resíduos nos grãos, alterando o paladar e, pior ainda, eram tóxicos e faziam mal pra saúde.

Atualmente, utiliza-se dois processos: por gás carbônico em alta pressão, o que impede mudanças no paladar da bebida e não é toxico, mas a desvantagem é que esse método é mais caro. Por fim, um último método que nada mais é que uma variação do primeiro: usar água para retirar a cafeína. Mas, em vez de usar água pura, usam uma água por substâncias de café, que impedem que qualquer outra molécula, além da cafeína, seja filtrada. (fonte)

Dizem que o descafeinado também que irrita menos o estômago – não sofro de gastrite e não sei se essa comparação é válida – e que ajuda no combate de doenças de fígado e protege o organismo dos diabéticos. Mas, isso são informações lidas por aí e eu prefiro me abster de dar pareceres que cabem somente à profissionais de saúde!

Costumo brincar nas minhas redes sociais que café sem cafeína é igual a cerveja sem álcool, uma heresia. Mas, aqui entre nós, no finalzinho da tarde, quase noite, prefiro um bom descafeinado, porque a quantidade mínima de cafeína atrapalha menos meu sono. Se é efeito placebo ou não, comigo funciona e é isso que interessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.