Nesta quinta-feira (8), morreu, aos 75 anos, Jair Rodrigues. Ele foi encontrado na sauna de sua casa na Granja Viana, nesta manhã. Segundo o empresário do cantor, ele morreu de infarto no miocárdio. Jair vai ser velado na Assembleia Legislativa de São Paulo ainda hoje, às 19h, e enterrado nesta sexta-feira (8), por volta das 10h, no Cemitério do Morumbi.
O corpo está no IML de Cotia passando por perícia desde as 13h30, já que as causas da morte ainda são desconhecidas. Mais tarde, vai para Taboão da Serra ser preparado para o velório. A roupa que o cantor vai usar para ser enterrado, um terno completamente branco, também está no local. O filho dele, Jairzinho, também está lá, mas não quis falar com a imprensa.
Último show
O cantor fez show no Auditório do Ibirapuera no dia 5 de abril com ingressos esgotados. De acordo com o empresário, o último show realizado pelo cantor foi nesta terça-feira, dia 6 de maio, em São Lourenço da Serra (MG).
Em ambos, a base do show era o lançamento do álbum duplo Samba Mesmo que reúne 26 músicas nunca antes gravadas por Jair. Entre elas estão Fita Amarela, de Noel Rosa; Serenata, de Vicente Celestino; Eu não Existo sem Você, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; e No Rancho Fundo, de Lamartine Babo e Ary Barroso, que Jair gravou com Luciana Mello e Jair Oliveira — e a qual cantam juntos na apresentação. Além delas, três inéditas: Se Você Deixar, de Roque Ferreira; Todos os Sentidos, de Martinho da Vila; e Força da Natureza, do próprio Jair, com Carlos Odilon e Orlando Marques.
Jair Oliveira, filho do cantor não quis falar com a imprensa; Jair Rodrigues vai ser enterrado com terno brancoMontagem R7/ Edu Enomoto
Corais e bares
Jair Rodrigues nasceu em Igarapava, interior de São Paulo, em 6 de fevereiro de 1939. Depois de passar a infância e adolescência cantando em corais de igreja, começou a carreira profissional como crooner, em 1957. No ano seguinte, participou de seu primeiro concurso de calouros.
Na década de 1960, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como engraxate, mecânico, servente de pedreiro e ajudante de alfaiate, enquanto tentava se estabelecer na música. Começou a se destacar cantando sambas.
Seu primeiro sucesso foi Deixa Isso pra Lá, eternizada pela clássica coreografia que fazia, sempre gesticulando com as mãos.
Jair Rodrigues ganhou o Brasil ao interpretar a hoje clássica Disparada, de Geraldo Vandré, vencedora do Festival da Canção de 1966, junto de A Banda, de Chico Buarque, defendida por Chico e Nara Leão.
Família
Além de uma carreira, Jair Rodrigues construiu uma família musical. Com Clodine, ele teve dois filhos, Luciana Mello e Jair Oliveira. Desde pequenos, os dois tomaram gosto por cantar. Jair Oliveira e Clodine estavam há 40 anos juntos e, até hoje, se mostravam apaixonados. Ele, sempre que podia, se declarava para ela, como esta vez, em 2011, quando completavam 37 anos juntos.
— Minha querida Claudine, desde quando eu a conheci parece que a nossa união foi tamanha que nós temos um só coração.
Jairzinho, como ficou conhecido, alcançou um enorme sucesso nos anos 80 com a turma do Balão Mágico. Ao lado de Tob, Mike e Simony, ele tinha um programa infantil na TV Globo e, juntos, gravaram muitos discos — todos sucessos de venda. Após o fim do Balão Mágico, fez uma parceria com Simony e, juntos, lançaram um álbum chamado Jairzinho e Simony. A música "Coração de Papelão" foi um sucesso.
Luciana Mello também começou cedo. Aos 7, pegou o finalzinho do Balão Mágico e iniciou sua carreira de cantora. Depois, Luciana e Jairzinho fizeram um grupinho infantil chamado a Patrulha do Barulho. Jairzinho também fez parcerias com o pai, como nesse álbum que comemorou os 20 anos de carreira de Jair. Na adolescência e início da juventude, os filhos foram estudar. Jairzinho foi para o exterior se especializar em música.
As parceiras entre irmãos aconteceram em três álbuns de Luciana, Assim que se faz (2000), Olha pra mim (2002), e Da Cor do Pecado (2004). Jairzinho é casado com a atriz Tânia Kalill e tem duas filhas, Isabella e Laura. Luciana é casada com Ike Levy e tem uma filha, Nina. A família tem um restaurante na Granja Viana, em São Paulo, chamado Escondidinho.
Fonte/R7.comm
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.