Matadouro Municipal de Canavieiras construído em 1944, na administração do prefeito Josias Teixeira. Já naquele tempo havia preocupação com a qualidade da carne consumida pela população. Durante muito tempo era o médico Augusto Reis o responsável sanitário. Hoje, 70 anos Canavieiras teve matadouro há 70 anos depois, o gado é abatido à toa, no mato, e a carne é servida à população sem qualquer preocupação sanitária.
LUZ ELÉTRICA CHEGOU QUANDO?
A luz elétrica chegou a Canavieiras em 1932, trazida pelo empresário Otacílio de Almeida Sena, que instalou aqui um motor com esse fi m. Pouquíssimas casas e ruas foram iluminadas. Na inauguração o povo ouviu durante uma hora o orador ofi cial da cerimônia, João Marques de Souza, falar sobre a importância da eletricidade. Era intendente João Melo.
NOSSO PRIMEIRO MÉDICO
O primeiro médico a atuar em Canavieiras foi o cidadão francês Luis Francisco Petit, que requereu autorização à Câmara Municipal a 5 de maio de 1832 para poder exercer a profissão no município. Em 1853 o Dr. Luis Petit foi nomeado para o cargo de vacinador da Imperial Vila de Canavieiras.
INAUGURAÇÃO DE HOSPITAL
O Hospital Régis Pacheco, com 28 leitores, foi inaugurado a 6 de fevereiro de 1952, presente o governador Régis Pacheco e comitiva. Era um hospital regional, o único existente entre Canavieiras e o extremo-sul baiano. O prefeito na época era Osmário Calvalcanti Batista.
ESTRADA PARA VARGITO
A estrada ligando Canavieiras a Vargito (Camacã) foi inaugurada a 3 de fevereiro de 1952. Essa obra do governo estadual teve ajuda de produtores de cacau. O empreiteiro da obra foi Chico Martins, que mais tarde foi político em nosso município. Com essa estrada até Vargito, Canavieiras passou a ter ligação rodoviária com Itabuna.
O PRIMEIRO CACAUEIRO
Antonio Dias Ribeiro foi quem primeiro plantou cacau na Bahia, justamente em Canavieiras, na fazenda Cubículo, às margens do rio Pardo. Ele teria obtido sementes do colono francês Luiz Frederico Warneaux, que as trouxera do Pará. Por esse fato Canavieiras é considerada a “terra mater” do cacau baiano.
NOSSO PRIMEIRO JORNAL
O primeiro jornal a circular em Canavieiras teria sido “O Liberal”, de Gentil José de Castro, em 1884. Em seguida veio “O Monitor do Sul”, em 1891. Dos cerca de 40 jornais que já circularam em Canavieiras, os que mais duraram foram “O Progressista” (16 anos) e Tabu, que entra agora em seu 47º ano de circulação ininterrupta e há 8 anos tem versão online, com noticiário atualizado diariamente.
PREFEITO ERA INTENDENTE
O primeiro intendente de Canavieiras foi Antonio Salustiano Viana. Intendente era como se chamava prefeito. Ele exerceu o cargo durante 13 anos, sendo 10 anos ininterruptos (1890/1900) e depois mais três anos (1904/1907). Antonio Salustiano Viana era médico, natural de Cachoeira e também foi deputado estadual.
Fonte/tabuonline
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.