segunda-feira, 12 de maio de 2014

Eunápolis faz 26 anos de emancipação


Há 26 anos, o governador Waldir Pires sancionava a Lei nº 4.770, que emancipava o Município de Eunápolis, criado a partir do desmembramento de partes dos territórios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
A criação do novo município foi possível pela ação do então deputado estadual, José Ramos Neto, que em 1986 incluiu o nome do então povoado – pretendente à emancipação – de Eunápolis num projeto de lei que já tramitava na Assembleia Legislativa da Bahia, e versava sobre a emancipação de outros municípios baianos.
Antes, em 1974, havia sido feita uma tentativa de se criar o município. A prefeitura de Santa Cruz Cabrália e o IBGE fizeram os estudos de viabilidade – levantamentos: territorial e sociológico – e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez o levantamento eleitoral. Eunápolis reunia, assim, as condições necessárias para ter início, na Assembleia Legislativa (AL) o processo de emancipação. Um projeto de lei tramitou na casa legislativa, porém, foi arquivado.
Em 1980, outra tentativa. O deputado estadual, Antônio Olímpio pediu na AL o desarquivamento do projeto de emancipação, que votou a tramitar,sendo aprovado. Para cumprir as exigências da lei, teria que ser realizado a seguir, uma consulta popular, um Plebiscito, para a própria população se manifestar a favor ou não da emancipação. Assim, a consulta foi marcada parao dia 25 de novembro de 1984. Realizada, a consulta não alcançou o número mínimo de votos necessário – presença de votantes - para ser validada, que era de 50% mais 1.
Após essa derrota, uma nova mobilização pela emancipação foi realizada, e o deputado Ramos Neto incluiu o nome de Eunápolis no novo projeto,que foi aprovado e marcado um novo plebiscito que foi realizado no dia 7 de fevereiro de 1988. Um total de 21.897 eleitores votou a favor da criação do município – apenas 121 votarão no Não. 
Aprovado, o projeto foi sancionado pelo governador (FOTO), no dia 12 de maio de 1988.




PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO!
HOMENAGEM DO PROGRAMA DE RÁDIO FALANDO A VERDADE,Regional Sul FM 95,1  apresentado de segunda a sexta a partir das 5 da tarde por PAULO JOSÉ e Deste SITE

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.