O Dia Mundial do Rim é comemorado hoje e esta data tem como conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção da doença renal, que já é considerada uma epidemia silenciosa.
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna preparou uma campanha para não deixar este dia importante não passar em branco.
A Campanha 2014 está relacionada a importância dos cuidados com os rins frente ao envelhecimento: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”, e está sendo realizada na área externa do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), ações de prevenção da doença renal.
As ações foram planejadas com o intuito de atrair a atenção e envolvimento de todos. A partir das 9 às 11h30min, será utilizada a temática do Carnaval para transmitir a mensagem através de ações de panfletagem e do lançamento do Bloco do Rim, que contará com vários personagens como Drº Rim e os agentes nocivos ao rim – hipertensão, diabetes, uso de medicações e fumo -, para transmitir informações de conscientização.
Nos últimos dois anos foram realizados 100 transplantes renais, atendidos 100 pacientes de pós-transplante e 262 pacientes atendidos na terapia substitutiva da SCMI, segundo a médica nefrologista e coordenadora do Serviço de Diálise e Transplante Renal da Santa de Misericórdia de Itabuna.
O Serviço
Dirigido pelo médico nefrologista Drº Almir Alexandrino, juntamente com a médica nefrologista, Drª Neyde Vinhático, coordenadora do Serviço de Diálise e Transplante Renal, a SCMI presta serviços em nefrologia à população do município de Itabuna e de outros 120 circunvizinhos.
Considerado um dos mais modernos do interior do estado, o Serviço foi o primeiro do interior da Bahia a atuar nos diferentes níveis de ação, prevenção, diagnóstico e tratamento. Por oferecer este atendimento diferenciado, ele é o único Centro do Estado que reúne esse conjunto de serviços para a insuficiência renal crônica. Também ocupa posição de destaque por ser o segundo Centro de toda a Região Nordeste do país.
Em toda a Bahia, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna tem sido a primeira colocada no número de transplantes realizados. Nos últimos dois anos foram realizados 100 transplantes renais, atendidos 100 pacientes de pós-transplante e 262 pacientes atendidos na terapia substitutiva.
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.