Produtores rurais em conflito com supostos tupinambás decidiram acionar a Justiça Federal. O objetivo é barrar o processo de demarcação da área de mais de 47.300 hectares reivindicada pelos supostos indígenas.
A decisão foi tomada durante encontro de produtores, domingo, no Sindicato Rural de Ilhéus. Os pequenos produtores anunciaram a realização de bingos e coleta de doações para contratação de escritório de advocacia.
Os produtores também falam em intensificar as mobilizações contra o processo de demarcação.
A estimativa da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema é de que pelo menos 100 das 800 propriedades da região tenham sido invadidas pelos autodeclarados tupinambás.
Há duas semanas, o presidente do STF, Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, determinou a suspensão das reintegrações de posse na área do conflito. Nesta terça se completa um mês do assassinato do produtor Juraci Santana.
Os suspeitos da morte lideram as invasões na região. Eles foram identificados há um mês, mas até hoje a polícia não fez qualquer esforço para prendê-los.
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.