sábado, 8 de março de 2014

Gripe “Lepo Lepo” ataca após carnaval

Mal acabou o Carnaval e ela, a costumeira gripe pós- folia já está sendo apelidada de “Lepo Lepo” e colocando muita gente na cama. Garganta inflamada, febre, tosse seca e dores no corpo são os primeiros sintomas da virose. No entanto, segundo especialistas é preciso ficar atento a outras viroses como a diarreia, comum nessa época, e o vírus da gripe Influenza H1N1, que quando não diagnosticada a tempo pode levar a morte.
Médicos atribuem a epidemia de viroses, que costuma lotar as emergências dos hospitais após a folia, ao aglomerado de pessoas que a festa concentra. Porém é preciso ficar atento ao contagio pela gripe H1N1, ou influenza A. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
De acordo com os médicos, o resfriado é uma doença banal e se resolve com a ingestão de muito liquido como sucos, água, frutas cítricas, água de coco e antitérmicos. Entretanto os especialistas alertam que idosos e crianças são mas vulneráveis a doença e precisam redobrar os cuidados.
As viroses gastrointestinais também ocorrem com frequência nessa época, segundo os infectologistas e, quando não tratadas, podem levar o paciente a uma desidratação. A orientação é observar a urina que tem que apresentar três características: clara, frequente e abundante.
Foliões

Os infectologistas salientam que apesar da contaminação pelo vírus ocorrer geralmente no mês de maio, o contato com varias pessoas pode, sim, favorecer a doença e que é preciso ficar atento aos sintomas, já que são semelhantes aos do resfriado. E destacam ainda que o vírus da Influenza é de origem italiana e significa influência, e requer cuidados especiais, ou seja, se a pessoa apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço, vômitos e diarréia por mais de sete dias, período de duração da gripe comum, o paciente deve buscar imediatamente um posto de saúde e se submeter a exames.
A recomendação no caso da gripe já denominada de Lepo Lepo pelos foliões é repouso, boa alimentação e muito liquido. Quanto a Influenza H1N1 é de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação. Por isso, a recomendação é buscar uma unidade. (Fonte: Tribuna da Bahia)

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.