Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Vazamento de fotos de tenente do Exército mostra fragilidade de aplicativos e das redes sociais


Uma tenente do Exército Brasileiro teve fotos, onde aparecia nua, divulgadas nas redes sociais. Nesta última semana, as imagens ganharam novas repercussões, após um maior número de compartilhamento ter acontecido no mundo virtual. A mulher, conhecida por Renata, teria publicado as fotos no Whatsapp, mas logo se espalharam. Este é mais um exemplo de fragilidade da vida íntima nas redes sociais.
Em entrevista ao Varela Notícias, Tiago Oliveira, especialista em segurança digital da Safernet, disse que um vacilo, um momento de aparente segurança, pode ser o suficiente para ter a vida toda exposta para milhares de pessoas, conhecidas ou não, na grande rede. Os celulares também não estão de fora dos ataques dos hackers e, cada vez mais, outras pessoas tem suas informações divulgadas. Outros especialistas também recomendam o cuidado no compartilhamento de informações com pessoas consideradas “próximas”, pois não se sabe a segurança do aparelho do outro.


Na primeira semana de fevereiro, duas adolescentes moradoras da cidade de Santo Antonio de Jesus, no recôncavo Baiano, a 200 km de Salvador, tiveram fotos e vídeos íntimos divulgados. As jovens usam o espelho para registrar as imagens e, em um alguns casos, a câmera da webcam.
Caso RS: Jovem se mata ao ver fotos íntimas divulgadas na internet
Um caso extremo da falta de cuidados na divulgação de informações, através dos aplicativos do celular ou redes sociais, levou a morte de uma adolescente do Rio Grande do Sul, em novembro do ano passado. A jovem, de 17 anos, cometeu um suicídio, como informou a Polícia, após ver uma foto sua íntima na internet. Na ocasião, momentos antes de se suicidar, ela deixou uma mensagem em um micro-blog, falando sobre a possível ação. “Hoje de tarde eu dou um jeito nisso. Não vou ser mais estorvo para ninguém”, escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.