domingo, 16 de fevereiro de 2014

Nem vilã nem mocinha ''A PIMENTA''


Amada por uns e odiada por outros, a pimenta está presente em quase toda a culinária baiana e é cercada por mitos e lendas.

Embora não exista nenhuma comprovação científica de que a pimenta  cause  doenças, a especiaria não é recomendada para quem tem problemas gástricos e intestinais, segundo o especialista Jecé Brandão. “Quem sofre com gastrite ou hemorroidas em estágio agudo, por exemplo, indicamos - pelo bom senso - que evite o consumo não só de alimentos picantes como também ácidos e muito condimentados, pois eles agravam os sintomas já existentes”, afirma.

Por outro lado, o uso moderado da pimenta pode trazer uma série de benefícios ao nosso organismo. E o mais incrível é que a maioria deles está contido na capsaicina, substância que dá a ardência ao alimento e é apontada como poderosa contra a dor, inflamações, obesidade e até câncer.

Eoutros estudos nutricionais ainda buscam relacionar o uso da pimenta com a diminuição da pressão arterial, problema recorrente entre os baianos. “Se os efeitos forem comprovados, futuramente a pimenta pode ser uma nova arma para a normalização da pressão arterial de pacientes hipertensos”, pontua a nutricionista Mayana Oliveira.
Para quem não gosta

Cardápio alternativo
Quem não gosta de pimenta, mas não quer abrir mão dos benefícios da especiaria, pode seguir algumas dicas. “A geleia de pimenta ou os molhos agridoces, facilmente encontrados em supermercados, misturam o sabor picante a outros ingredientes adocicados, tornando o consumo mais agradável. Eles podem ser utilizados em sanduíches e saladas”, sugere a nutricionista Mayana Oliveira.
Os tipos de pimenta e seus benefícios
MALAGUETA - Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, auxilia no melhoramento da dor de cabeça.
REINO - Provoca a liberação de endorfina, que atua como analgésico natural; quando moderada, estimula as secreções do estômago e possui efeito contra os gases.
DEDO DE MOÇA - Tem poder curativo, alivia indigestão e dores musculares, além de ser  fonte de ferro e de vitaminas A e C. Tem também caráter energético e estimulante.
CHEIRO - Além do inconfundível aroma e sabor, pode melhorar o humor, ajudar a emagrecer, aumentar a circulação sanguínea e agir como anti-inflamatório.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.