domingo, 16 de fevereiro de 2014

Morto tinha seis tattoos do crime



Por: Euzeni Daltro
Pelo menos seis das 14 tatuagens encontradas no corpo de um homem – assassinado a tiros e com sinais de enforcamento – dão fortes indícios de envolvimento com práticas criminosas. 
Chamou a atenção o fato de a vítima ter três tatuagens de palhaço: o rosto de um palhaço, na coxa direita, e de um Coringa e um palhaço sorrindo no braço esquerdo. 
Isso porque, no mundo do crime, esses desenhos estão relacionados à  prática de roubo e possibilidade de envolvimento em mortes de policiais, conforme a Cartilha de Orientação Policial Tatuagens: Desvendando segredos, de autoria do capitão Alden, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). 
Os desenhos de palhaço e Coringa estão entre aqueles tatuados  pela maioria dos presos acusados de homicídio, ainda conforme a cartilha. A tatuagem do  palhaço também pode ser associada à formação de quadrilha.   
O homem tinha também tatuagens de uma carpa com a cabeça para baixo, na panturrilha direita, uma teia, na coxa esquerda, e  uma cruz, no braço esquerdo. Todas esses desenhos têm significados dentro das organizações criminosas. 
“No mundo do crime, as tatuagens indicam a posição hierárquica do indivíduo dentro da quadrilha, tipos de crimes que já cometeu e até mesmo homenagens para um amigo ou ente querido”, afirmou o capitão Alden.
O corpo   foi encontrado na manhã de ontem, na entrada do Sítio Mangabeira,  Estrada Cassange, no bairro de São Cristóvão.
Tudo tem um significado
Desenho passa mensagem
A carpa com a cabeça para baixo geralmente é usada por traficantes com posição privilegiada dentro do grupo. A tatuagem de uma teia ou aranha, no mundo do crime, indica que o tatuado costuma agir em grupo e é um predador perigoso. Significa que ele já matou ou está disposto a matar e morrer. 

O significado da tatuagem de uma cruz varia conforme o formato e os símbolos aos quais ela aparece associada. De modo geral, é usada por quem já esteve preso ou foi condenado pela Justiça. 

O capitão Alden explica que o formato da tatuagem e o local onde ela foi feita também têm significados. Por isso, cada desenho deve ser analisado em suas particularidades.
Corpo como biografia
Um número significativo de tatuagens, entre as utilizadas por criminosos, pode apontar um histórico de crimes do bandido. “O corpo é utilizado como uma espécie de biografia em que o indivíduo registra um desenho para cada acontecimento que ele julgue importante ou até mesmo sentimentos como raiva  e desejo”, afirma o capitão da PM-BA. 
O corpo encontrado na Estrada Cassange estava com as pernas presas por um lacre plástico e com um fio e uma blusa no entorno do pescoço. “Havia também duas lesões na região da cabeça  provocadas por tiro”, afirmou o perito Ribio Januário, do Departamento de Polícia Técnica (DPT). 
O homem, que não havia sido identificado, aparentava ter entre 25 e 30 anos, segundo o perito. O rapaz usava um short de tactel e uma camisa da seleção de futebol da Rússia. Ele tinha também o nome “Milene” tatuado na panturrilha esquerda e na mão direita. Informações sobre a identidade da vítima e o crime devem ser levadas à polícia: 3116-0000.
Carpa com cabeça para cima
Indica posição de status como um gerente de “boca de fumo”, cuja conquista se deu por mérito.
Coringa 
As pessoas que possuem essa tatuagem são consideradas extremamente perigosas.
Cruz 
Pode estar associada a um pedido de proteção e lealdade aos companheiros de cela
Teia com a aranha subindo
Pretensão em subir na hierarquia do crime. Descendo, sugere que pretende deixar o crime um dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.