Foi realizada na Terça-feira 18/02 no espaço do educador na secretaria de educação um curso de capacitação para os seletores de produtos inorgânicos que são os cooperados da COOPRESERG - Cooperativa de Reciclagem e Prestação de Serviço que tem a sua frente o Presidente Rudival Conceição. A Cooperativa já existia na cidade de Una, porém há muito tempo estava desativada sem a atenção deivda do poder público. O encontro foi dirigido por Cintya Santos Nobre -Subgerente de Extensão/ UESC, Katianny Estival - Professora de economia/UESC, Danielle Zambom - Estagiária do curso de Economia, Luiza Teixeira - Coordenadora do Projeto Economia Solidária/UESC. Em parceria com a UESC a Prefeitura de Una através da Secretaria de Agricultura conseguiu reativar a Cooperativa que agora começa a dar novos passos. De inicio esta sendo realizado o curso de capacitação com o tema: Práticas Solidárias e a partir do mês de março serão mais duas oficinas ministradas por professores da UESC e Coordenado pela Incubadora pública de Una.
A incubadora pública foi inaugurada em agosto de 2013 em parceria com a UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz. Segundo a Prefeita Diane Ruscioelli, logo que soube do projeto ela se reuniu com o secretário de agricultura Iude e a secretária de turismo e meio ambiente Thays Gavazza e pediu que fizessem a adesão imediata. Assim foi feito. A prefeitura cedeu o espaço, mobilizou uma equipe gestora do projeto que foi capacitada pela UESC e mobilizou as associações para a implantação da incubadora pública em Una. Hoje o projeto é coordenado por Sara Franceia e Edileusa Malta. A Prefeita Diane Rusciolelli está confiante e feliz com os frutos que já estão sendo colhidos com a adesão ao projeto Já que beneficia a comunidade e os seletores de inorgânicos. A Incubadora Pública tem o objetivo de apoiar as ações de economia solidária com associações e cooperativas dando alternativas de geração de emprego e renda para as comunidades que estão moduladas aos segmentos citados. Valorizando assim, ideias criativas de sustentabilidade. Segundo a coordenadora da Incubadora Pública em Una Sara Francinéia, diversos cursos serão ofertados beneficiando associados e produtores rurais. As ações são monitoradas pelo coordenador geral da incubadora pública e Pró Reitor de Extensão da UESC Raimundo Bomfim.
Inicialmente uma das ações que já está sendo concretizada é o projeto de reciclagem desenvolvido pela UESC e Prefeitura de Una através da Incubadora Pública. O projeto reúnem seletores de produtos inorgânicos que atuam no aterro sanitário onde são depositados os resíduos sólidos e orgânicos da cidade. Com isso o projeto pretende conscientizar moradores sobre o descarte correto do lixo que deve ser feito de forma organizada, separando os resíduos sólidos (Plásticos, vidros, papel) dos resíduos orgânicos (restos de alimentos).Esses materiais devem ser dispensados separadamente. É o que explica a coordenadora do projeto. A comunidade tem um papel muito importante nesse processo de manuseio da coleta. No objetivo também de formalizar a prática excetuada, serão doados maquinários para a seletiva e valorização do produto selecionado. O maquinário se faz necessário para o aperfeiçoamento de produtos oriundo do “lixo” que são descartados pelos moradores, mas que são de grande valor para o projeto. Serão doados uma prensa, bancada seletora e triagem, um triturador e uma balança. A Prefeita Diane Rusciolelli informou que a prefeitura já está se mobilizando para direcionar o local onde vai ser manuseado e selecionado os resíduos. O presidente da Cooperativa parabenizou a Prefeita Diane Rusciolelli pela iniciativa de apoiare incentivar os coletores para que os mesmos tenham a valorização e reconhecimeno dos serviços prestados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.