terça-feira, 21 de janeiro de 2014

FALANDO A VERDADE explica tudo sobre o IPTU

Pagar de uma só vez é o indicado, mas nem sempre possível

O  Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) chega em nossas casas numa época em que as despesas geralmente aumentam, por conta das dívidas extras, como  festas de fim de ano, viagens, matrícula e afins. 

O tributo é cobrado para todas os proprietários de imóveis, construídos ou terrenos. Mas será que pagar o imposto em cota única, para não abrir mão dos 10% de desconto, é uma boa ideia em todos os sentidos? 
O economista Thobias Silva alerta para aqueles que deixam de pagar outras dívidas para quitar o imposto de uma só vez: “Os pagamentos devem ser  programados, não adianta pagar o tributo à vista e ficar devendo o cartão de crédito, por exemplo, pois o juros cobrado no cartão pode chegar até 18% ao mês”.

Dona de casa, Cláudia Valentim defende a divisão do IPTU: “Sai mais fácil parcelar o imposto, por que ele só chega em uma época de aperto financeiro e as prestações não comprometem muito o orçamento mensal”.

Quem divide o tributo apenas deixa de ganhar o desconto, mas não paga nenhum tipo de acréscimo sobre o valor principal. No entanto, a prefeitura de Salvador criou formas de gerar descontos para o contribuinte através da “Nota Cidadã”, um projeto que ainda está em fase de aceitação popular, mas que pode render até 30% de desconto no valor do imposto. 

Quem pode arcar com o imposto em cota única, é indicado que seja feito um  planejamento no decorrer do ano para não perder o desconto do pagamento à vista. “Economizar uma parcela do 13º para pagar o IPTU com o desconto é uma boa estratégia para quem quiser aproveitar a oportunidade no próximo ano”, afirma o economista Thobias Silva.

Saiba como funciona o  cálculo do imposto
Vários fatores definem o valor do imposto. Entre eles o valor venal  - uma estimativa que a prefeitura faz sobre o preço do imóvel -, a área do terreno, localização e  característica - comercial ou residencial. A arrecadação do IPTU é definida pela administração municipal e pode contemplar  obras de urbanização, educação, saúde, segurança e outros investimentos diversos.
Por: Lucas Caldas

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.