Deixa nossa cidade amanhã, sexta-feira 3 de janeiro, o lendário Rui Chapéu, ou Rui Matos de Amorim, campeão brasileiro de sinuca e famoso também por disputas que travou e venceu com campeões internacionais nos Estados Unidos, Holanda e Inglaterra.
Rui Chapéu é natural de nossa região: nasceu em Itapebi e viveu sua infância e parte da adolescência em Belmonte e, dos sete aos 13 anos, em Canavieiras, transferindo-se depois para Itabuna, de onde em 1969 seguiu para São Paulo, onde radicou-se.
Ele está há uma semana em nossa cidade em viagem de lazer. Sua atual condição de lenda viva da sinuca tornou Rui Chapéu um convidado frequente de torneios nacionais do esporte, onde costuma fazer palestras e rápidas apresentações, conceder entrevistas e dar autógrafos.
A fama de Rui Chapéu espalhou-se por todo o Brasil a partir de 1984, quando a TV Bandeirantes passou a transmitir ao vivo os torneios semanais em que ele venceu, sucessivamente, 12 campeões estaduais de sinuca. Essa programação esportiva da Band foi até 1995, naquele tempo sob a direção de Luciano do Vale e Juarez Soares e sempre com a participação de Rui Chapéu.
Rui Chapéu chegou a Canavieiras após ter participado de eventos em Natal, Fortaleza e Salvador. Ele está em companhia do irmão Jones, que mora em Itabuna, do sobrinho Jones Jr., radicado em Santo Antonio de Jesus, e de outros familiares.
A professora com quem Rui Chapéu estudou em Canavieiras, seus tempos de vendedor de pão e de limão em nossas ruas e outras reminiscências vividas por Rui Chapéu em nossa região serão lembradas em próxima matéria de Tabu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.