Soldado da PM morreu na terça-feira (17) após passar mal durante teste para curso especial
Um Policial Militar, que preferiu não se identificar, afirmou que os testes para cursos especiais, como o que vitimou dois soldados nesta semana, não possuem estrutura para assegurar a integridade física do policias que são submetidos as provas de esforço. O PM afirmou que durante as provas não existem pontos de hidratação, distribuição de água, e nem ambulâncias de emergência.
Para ele, a causa da morte dos soldados foi fadiga provocada pela quantidade de exercícios praticados sem descanso. O policial contou ainda que as pessoas que participam dos cursos são humilhadas pelos responsáveis e submetidas a stress constantes. Segundo ele, casos como este já aconteceram outras vezes durante cursos especiais da Polícia Militar.
A versão apresentada pelo policial é questionada pelo assessor de comunicação da Polícia Militar, capitão Marcelo Pitta, que afirmou que todas as etapas do curso foram realizadas em conformidade com as normas.
— Nós entendemos que todos os procedimentos para execução de uma prova desta natureza, que é uma corrida de 10 km, foram atendidos. Até agora nós entendemos que tudo isso está dentro de uma conformidade que não difere em nada de uma prova comum.
Segundo o capitão, serão feitas análises dos exames laborais que foram realizados durante o período da internação das vítimas, o laudo cadavérico e a oitiva de pessoas que estavam próximas dos soldados, para chegar a uma conclusão sobre o que aconteceu no curso.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro, disse que a investigação para apurar a causa das mortes dos soldados está sendo feita. O coronel afirmou ainda que os candidatos participaram, antes do curso, de exame médico e teste de aptidão física.
— Toda a estrutura que antecede o curso foi respeitada, e agora iniciamos o curso com o teste de habilidade específica. Antes [desta prova] eles são submetidos a um teste de aptidão física.
De acordo com Castro, seis cursos foram iniciados na segunda-feira (16), mas foram suspensos até segunda determinação.
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.