O Plano de Saneamento Municipal, como instrumento de planejamento, deverá trazer:Diagnóstico da situação e de seus impactos nas condições de vida, utilizando sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos e apontando as causas das deficiências detectadas. A Prefeita Ângela Castro não se conteve da emoção ao ver um Plano tão bem elaborado e que levou mais de um ano através de reuniões na sede, distritos e povoados com a comunidade.Ver concretizado e pronto para se colocar em prática foi um momento histórico. Agora é esperar os benefícios que a cidade receberá, inclusive a situação do famigerado lixão.
A política de saneamento tem inúmeros impactos positivos, diretos e indiretos na vida do cidadão e do município. Como benefício direto destaca-se Saúde – qualidade, redução de doenças e economia orçamentária aos municípios que permite melhoria da política de saúde, ampliação de metas de saneamento e implementação de projetos; Meio ambiente- a redução da poluição dos mananciais e dos cursos d’agua oriundos da disposição inadequada dos esgotos e resíduos sólidos; integração das infraestrutura e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos; Defesa social - quando do controle de inundações e a segurança da vida e do patrimônio público e privado; O Governo Federal, por meio da FUNASA, disponibiliza linhas de recurso para que os municípios possam custear o desenvolvimento de seus planos municipais de saneamento e outras ações correlacionadas. Os prefeitos que não instituírem o plano de saneamento municipal, eventualmente poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa. Assim, os gestores deverão estar atentos às demandas municipais e deverão incorporar aos seus Planos de Governo para os próximos anos ações de política de saneamento como forma de melhoria da saúde e da qualidade de vida de seus eleitores.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
0 comentários:
Postar um comentário
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.