Quando Dilma
Rousseff resolveu reunir 15 dos seus 39 ministros em pleno Dia de Finados para
cobrar deles o cumprimento dos cronogramas de obras e projetos, os brasileiros
ganharam o direito de suspeitar que algo morreu no encontro deste sábado (2). Foi à cova nas sete
horas de conversa do Alvorada a fama de gerentona da inquilina do palácio.
Governa o país uma espécie de ex-Dilma.
O falecimento
prematuro da Dilma original, portento administrativo, ocorreu porque Lula e o
marketing do PT imaginaram que seria possível produzir progresso a partir da
fantasia da propaganda eleitoral de 2010. Fabricou-se apenas uma gestora de
videoclipe. No mundo real, os empreendimentos mais atrasados são as joias do
PAC, que a própria Dilma “coordena” desde os tempos em que era ministra de
Lula.
Prometidas para
2010, a Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia Transnordestina estão praticamente
paradas. A Ferrovia Oeste-Leste, que deveria ser inaugurada em 2014, mal saiu
do papel. Candidato à reeleição em 2006, Lula prometera entregar a transposição
do Rio São Francisco em três anos. No penúltimo adiamento, o corte da fita foi
transferido para 2015, primeiro ano do próximo governo.
Sob Lula, a
transposição fora orçada em R$ 4,5 bilhões. Hoje, com menos da metade da obra
supostamente pronta, a conta já subiu para R$ 8,4 bilhões. Na pele de ‘Mãe do
PAC’, Dilma autorizou a implantação dos canteiros de obras a partir de
“projetos básicos”, eufemismo para uma falta de planejamento que estourou no
colo da ex-Dilma .
Na Ferrovia
Norte-Sul, esse tipo de improvisação produziu sob Lula 17 aditivos apenas no
trecho Palmas (TO) – Anápolis (GO). Nesse pedaço de chão, enterraram-se R$ 4,2
bilhões sob trilhos que jamais sentiram o peso de uma composição ferroviária.
Em 2011, primeiro ano da presidência da ex-Dilma, a Procuradoria da República
farejou na obra desvios de R$ 71 milhões. Presidente da estatal responsável
pela ferrovia durante a gestão Lula, José Francisco das Neves, o Juquinha,
chegou a passar cinco dias na cadeia. Bloquearam-lhe os bens.
Há dez dias, o PT
levou ao ar uma propaganda partidária em que o locutor dizia a certa altura: “O
Brasil é um dos cinco países com o maior volume de obras em andamento.” Foi
nesse país das obras que não acabam que a ex-gerentona reuniu parte do seu
gabinete no Dia dos Mortos. Distribuiu cobranças como se ainda acreditasse na
possibilidade de criar um Brasil inteiramente novo. O otimismo é, por assim
dizer, justificável. O tempo é curto. Mas caos não falta.Texto de Josias de Souza-O sarrafo
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