Mais de
4.000 famílias produtoras de leite na Bahia terão Assistência Técnica e
Extensão Rural (Ater), através da Chamada Pública lançada pelo Ministério do
Desenvolvimento Agrário (MDA), que envolve 15 estados brasileiros e está
selecionando até o final de outubro, entidades prestadoras do serviço. O
objetivo da assistência é fortalecer a cadeia produtiva do leite no Brasil. Na
Bahia 46 municípios serão atendidos, numa ação fruto do acordo firmado entre
governos federal e estadual, através da Secretaria da Estadual da Agricultura
(Seagri). “A assistência técnica será oferecida para pequenos produtores, os
quais compõem cerca de 50% da atividade pecuária baiana. Dessa maneira, o
aumento da produtividade dessas famílias implicará na promoção do
desenvolvimento econômico e social da cadeia produtiva do leite no Estado.”,
ressaltou o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. As
atividades de assistência técnica serão realizadas num período de três anos, o
que inclui o planejamento, a execução e a avaliação de atividades individuais e
coletivas, para promover o desenvolvimento sustentável das Unidades Produtivas,
inclusive qualificando o acesso ao crédito rural, quando for o caso. Apesar de
possuir o terceiro maior rebanho bovino leiteiro do País, a Bahia ocupa o 23º
lugar em termos de produtividade por vaca ordenhada. Enquanto em Alagoas e
Pernambuco, por exemplo, a produtividade por vaca ordenhada é da ordem de 1.500
litros/ano, na Bahia é de 540 litros/ano. Em 2011 a produção baiana passou de
900 milhões de litros de leite/ano para 1,2 bilhão, longe ainda dos 1,6 bilhão consumidos por ano.
BLOGUEIRO DIZ: As
principais bacias leiteiras do Estado da Bahia estão localizadas nos
Territórios de Identidade do Extremo Sul, Itapetinga, Litoral Sul, Médio Rio de
Contas, Portal do Sertão e Vitória da Conquista.A prestação de serviços de Ater está baseada nos seguintes
eixos estratégicos: organização da produção e dos agricultores; gestão da
atividade e da unidade de produção familiar; produtividade; qualidade do
produto e comercialização.
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