segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Em debate sobre preço mínimo do cacau, agricultores baianos cogitam marchar até Brasília

Em debate sobre a política de preço mínimo do cacau, no último final de semana (14 e 15), cacauicultores baianos criticaram, durante audiências públicas realizadas nos municípios de Apuarema e Ubaitaba, a ausência de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e responsável pelo preço mínimo atual de R$ 75 para a arroba da amêndoa de cacau. Segundo o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira, deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), os agricultores estão dispostos a protestar. "Após as quatro audiências públicas que realizamos na região – em Itabuna, Ubatã, Apuarema e Ubaitaba – é visível que os cacauicultores estão dispostos a marchar até Brasília para exigir a anistia das dívidas", antecipou. De acordo com o parlamentar, mais de 3 milhões de baianos sofrem as consequências diretas da crise da lavoura cacaueira. "São anos de endividamento na luta contra a vassoura de bruxa, perda de terras para os bancos, êxodo rural de milhares de famílias, desemprego em massa, desmatamento da Mata Atlântica e aumento da violência urbana", relatou.
 Agricultores protestam e  dizem está dispostos a irem à Brasília



BLOGUEIRO DIZ:  Apenas no Banco do Brasil, a dívida dos cacauicultores ultrapassa R$ 1 bilhão e 40 milhões, sendo que 95% dessa dívida está na Bahia. Os produtores foram obrigados pelos bancos a utilizar técnicas da Ceplac, que se mostraram ineficientes no combate à vassoura de bruxa e, por isso, não puderam honrar seus débitos. cacauicultores estão dispostos a marchar até Brasília.Precisamos mobilizar a região cacaueira e fazer pressão para que isso aconteça 




0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.